Luiza Gil   |   17/08/2015 13:51

11 lugares para visitar durante o verão na Noruega

Roteiro com 11 dicas de lugares para visitar na Noruega durante o verão

Final de junho e início de agosto são um período marcado por altas temperaturas na Noruega – podendo alcançar até 30ºC. Por isso, vale a pena aproveitar a trégua da mãe natureza para aproveitar passeios que não seriam tão agradáveis nas estações mais frias (afinal, talvez você congelaria em um inverno de – 40º C). Para facilitar, um roteiro com 11 dicas mostra o que o país oferece de melhor enquanto o sol é rei.

DESCUBRA A CULTURA VIKING EM OSLO
A ultramoderna capital norueguesa é um dos melhores lugares para aprender sobre a cultura Viking. Um dos mais legais é o Viking Ship Museum, localizado na península de Bygdøy. Lá estão três navios originais do século 11, utilizados pelos bárbaros, chamados Oseberg, Gokstad e Tune, além de outras estruturas típicas de metal, esculturas de madeira, roupas de batalha e restos de esqueletos.

VÁ AOS MUSEUS DE HISTÓRIA
O museu Kon-Tiki guarda artefatos de expedições e da vida de Thor Heyerdahl, que ficou famoso em 1947 por ter navegado durante 101 dias do Peru até o Taiti em uma embarcação super frágil, chamada Kon-Tiki. Thor queria provar sua polêmica tese de que as ilhas da Polinésia foram colonizadas por peruanos e não asiáticos como defendiam os historiadores. O local foi nomeado Memória do Mundo pela Unesco. E tem mais. Outro ponto de parada é o Museu Fram, onde é possível seguir os passos de exploradores noruegueses como Roald Amundsen, primeiro homem a navegar pela Passagem do Noroeste e a voar pelo Oceano Ártico. Também aprenda sobre Fridtjof Nansen, que cruzou a Groenlândia em esquis, além de ter ganho o Prêmio Nobel da Paz, em 1922, por seu trabalho com refugiados da 1ª Guerra Mundial.

CRUZE AS ÁGUAS DOS FJORDS
Um fjorsd (fiorde, em português) é um profundo, estreito e alongado mar, com terreno íngreme em três lados - se a formação geológica é mais larga do que longa, não é um fiorde, mas sim uma baía ou enseada. Depois da aula de geografia, tente visualizar um mar azul entre montanhas. Essa é a beleza do passeio (um dos mais populares). Existem diversos tours que passam pelas águas norueguesas, é só escolher o melhor para você!

PEREGRINAÇÃO POR ST. OLAV
O caminho de St. Olav é famoso pelas peregrinações – que variam entre 160 e 5 mil quilômetros. É uma experiência única na qual viajantes terão a oportunidade de explorar a história da Noruega, Dinamarca e Suécia na idade média. Esse trajeto é usado desde o ano de 1032, composto por diversas rotas históricas através de paisagens agrícolas e bela natureza, vilas e cidades, montanhas e rios. Casas antigas, igrejas e comida tradicional e muito mais fazem parte desse passeio. A principal atrações é a Catedral de Nidaros, em Trondheim. O caminho recebeu o estatuto de Itinerário Cultural Europeu através do Conselho do programa de Itinerário Cultural da Europa.

VIDA SELVAGEM NO SAFÁRI DE STØ
Stø é uma pequena vila de pescadores situada a norte em Vesterålen. A visita vale pelo safári local, onde atividades e animais bem diferentes dos brasileiros podem ser contemplados. Corvos-marinhos, águias de cauda branca, gaivotas e uma enorme colônia de papagaios-do-mar são algumas das atrações, mas também é possível realizar viagens de pesca com instrutores experientes. Os passeios mais especiais são os tours que ocorrem do final de maio a agosto, como o Arctic Whale Tours, guiado por biólogos marinhos para visualização de jubartes, baleias assassinas e colônias de focas-frade. Já na Reserva Natural Anda, estão disponíveis viagens de observação de pássaros (são mais de 20 mil animais).

CURTA OS CONCERTOS DA MEIA-NOITE NA CATEDRAL ARCTIC
Anteriormente conhecida como Igreja Tromsdalen, a Catedral do Ártico é uma expressão do design escandinavo requintado e minimalista. Histórias contam que a fonte de inspiração do arquiteto Jan Inge Hovig foram dois icebergs, tendas indígenas, casas de barco, e os picos afiados de montanhas próximas, mas ninguém sabe ao certo no que ele baseou seu projeto. O impressionante edifício dispõe de 11 painéis revestidos de alumínio em cada lado do seu telhado e um grande mosaico de vidro, no qual o sol penetra. O interior está cheio de bancos de carvalho e lustres. Durante todo o verão a catedral organiza vários concertos noturnos, tendo, entre outros programas, canções tradicionais do folclore norueguês interpretadas por coros, quartetos e orquestra.

ISLAND HOP EM TORNO DAS ILHAS LOFOTEN
Island hopping significa cruzar o oceano fazendo várias paradas em ilhas ao invés de realizar uma viagem direta. Para essa prática, nada melhor que um arquipélago – como as ilhas Lofoten, conhecidas pelas excelentes condições para a pesca (ocorre até o Campeonato Mundial de pesca de bacalhau), atrações naturais, vilarejos secretos e a observação de baleias. Explore de longe pela câmera 360º do arquipélago.

VEJA O SOL DA MEIA NOITE
Subindo 1.318 pés, o passeio até Storsteinen, no Monte Fløya, pelo teleférico Fjellheisen você chega a uma plataforma de observação no topo da montanha com vistas magníficas sobre Tromso e Hoh Samui (as ilhas circundantes). Durante o verão, o teleférico funciona até 01:00.

CAMINHA ATÉ TROLL EM SKJEGGEDAL
O que não falta são vistas panorâmicas nas caminhadas pela Noruega, e uma da mais belas é do penhasco de suspensão Trolltunga (traduzido para língua do Troll, por se parecer com uma língua esticada). O local está 1.100 metros acima do nível do mar e se projeta para fora das formações rochosas ao redor, balançando a 700 metros sobre o Lago Ringedalsvatnet como se fosse uma borda. É recomendado que esse passeio seja feito entre junho e setembro – quando está mais calor. Além disso, requer bom condicionamento físico, preparação para mudanças climáticas repentinas, um mapa e uma bússola, água e alimentos suficientes para durar a longa caminhada (que pode durar de oito à dez horas). Os viajantes são aconselhados a iniciar o trajeto logo no começo do dia e são avisados que não há sinal de celular. Todo esse esforço é pago pelas fotos mais lindas e por ser uma das paisagens mais exuberantes que você irá contemplar na Noruega. Outra opção emocionante é a estreita Besseggen de Ridge no parque nacional de Jotunheimen, considerado uma das melhores caminhadas do mundo. São cerca de 16 quilômetros pela crista rochosa que divide os lagos Gjende e Bessvatnet Lake, onde está uma das vistas mais notáveis da Terra.

EXPLORE A CULTURA SAMI E A REGIÃO SELVAGEM DO ÁRTICO
Prepare-se para 24 horas de luz solar. Compartilhando a mesma latitude que algumas partes do norte da Sibéria e Groenlândia, o condado de Finnmark também faz fronteira com a Rússia e a Finlândia, e entre meados de maio e agosto, o sol nunca se põe. Em Finnmark, você vai encontrar uma vasta paisagem de tundra ártica, lagos, pântanos, bosques de bétulas, muitas renas e passeios de trenó. O local é também a casa dos indígenas Sami – povo nativo da Noruega. Em Finnmark ainda é possível conhecer as auroras boreais, o Cabo Norte e o Parque Nacional Seiland.

VISITE TROLLSTIGEN
Alugue um carro e dirija ao longo da impressionante Rota Turística Nacional de Geiranger-Trollstigen, uma estrada que serpenteia cerca de 100 quilômetros pela paisagem entre Strynefjellsveien e Romsdal. Ao longo do caminho são contemplados penhasco, cadeias de montanhas íngremes e cachoeiras ao lado de profundos fiordes (que agora você já sabe o que são). Inaugurado em 1936, Trollstigen (Caminho de Troll) é cercada por montanhas com nomes como King, Queen, e Bishop. O percurso possui seis áreas de descanso onde também dá para tirar fotos e aproveitar mais uma visão panorâmica. A parada mais popular é Flydalsjuvet, uma plataforma de observação de frente para o imponente fiorde Geirangerfjord, protegido pela UNESCO. A rota ainda passa por trechos de curvas fechadas a 620 metros acima do nível do mar, que podem dar certo medo, mas a recompensa logo chega – vistas 360º sobre os fiordes de Geiranger e Seven Sisters Waterfall.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS