Movida

Luiza Gil   |   11/09/2015 09:09

Delicie-se em cinco cidades gastronômicas da Itália

Tour passa por cinco lugares com o melhor da culinária italiana, entre a Toscana e a Sicília.

PANROTAS / Emerson Souza
O doce Cannoli é típico da região da Sicília, além de várias outras sobremesas (foto: Bradley Hawks/ Flickr)
O doce Cannoli é típico da região da Sicília, além de várias outras sobremesas (foto: Bradley Hawks/ Flickr)
Cada região italiana possui suas próprias (e deliciosas) tradições culinárias. E a melhor parte é que você pode experimentar diversas maravilhas gastronômicas em diferentes cidades a apenas poucos quilômetros de distância uma das outras. Embarque em uma das mais suculentas excursões entre a Toscana e a Sicília.

1. Toscana
Se você fechar os olhos e imaginar a Toscana, provavelmente virão imagens de colinas ensolaradas com oliveiras, vinhas e uma tradicional casa de campo ou uma vila. Realmente é um lugar onde o tempo fica mais lento e se pode saborear os alimentos e vinhos rústicos da terra. Além disso, essa grande e variada província (com plantações agrícolas nas montanhas a terrenos beira-mar) engloba as movimentadas cidades de Florença, Siena e Pisa. E, assim como em todas as regiões italianas, a tradição culinária está fortemente presente, com sopas, pães, salame com aroma de erva-doce e cremosos queijos de ovelha. O gado bovino Chianina e javalis estão entre as carnes mais famosas e suculentas do local. Os visitantes também podem se deliciar com massas recheadas, como o ravióli. E, é claro, não se atreva a deixar a Toscana sem tomar uma (ou várias) taça de vinho, um dos mais amados do país.

2. Veneto
Um dos destinos italianos mais populares da região de Veneto, Veneza é cheia de arte, romance e lindos canais. Além disso, grande parte dos frutos do mar está lá, vindos principalmente do Golfo de Veneza e do Mar Adriático. Mas não é apenas peixe e camarões que você pode encontrar por lá. Aventurando-se pelas montanhas, percebe-se que a preparação de pratos tradicionais resistiu ao tempo, como é o caso do risoto e da polenta, entre outros ingredientes, como a chicória, frango e fígado de bezerro. Já a cidade medieval de Verona concentra toda a sua qualidade nos peixes de água doce. Além disso, devemos agradecer Veneto por muitas delícias, como o doce tiramisu e os vinhos Prosecco, Soave, Valpolicella e Amarone.

3. Piemonte
A cozinha italiana é caracterizada por sua simplicidade e facilidade. Entretanto, não é bem assim em Piemonte, região cercada pelos Alpes, na fronteira com a França e a Suíça. Nesta região é onde há o esforço para a realização dos pratos mais ricos, com ingredientes, como trufas brancas locais, queijo gorgonzola, manteiga e chocolates mundialmente conhecidos, assim como o favorito nhoque de polenta. Piemonte é também o lar da fonduta – um mergulho de queijo semelhante ao fondue, mas reforçada com trufas e gemas de ovos – e da Bagna Cauda, que tem como base o azeite de oliva com anchovas e mais trufas. Os vinhos da região incluem o Barolo e o Barbaresco, resultados de vinhas que se aproveitam do tempo frio nas encostas da montanha.

4. Puglia
Conhecida como o calcanhar que dá o formato de bota para o mapa italiano, Puglia é o lar de uma cozinha que une vários sabores. Cordeiros, cabras, ervas amargas, pimentas picantes e ouriço são misturados com ingredientes delicados, como favas, queijo burrata e muito azeite de oliva. As antigas cidades costeiras de Bari e Brindisi atraem turistas para o lado Leste da península pelas suas planícies áridas e quentes, ideais para o cultivo de trigo e legumes, utilizados na fabricação de massas. E por falar nessas maravilhas naturais, uma das mais amadas é a orecchiette, que tem forma de orelha. A costa ocidental se destaca pela cidade de Taranto, à beira do Mar Piccolo e do Mar Grande, paraíso dos mariscos e, especialmente, mexilhões. Os vinhos não são a estrela local, mas a produção é abundante, oferecendo desde robustos Brundisi a sutis Locorotondos.

5. Sicília
As influências indígenas, misturadas com a culinária árabe, grega e espanhola formam a diversidade da gastronomia siciliana. Você irá encontrar cuscuz (graças à herança africana), assim como passas, açafrão e canela, supostamente introduzidas nas receitas pelos povos árabes. Mas o grande destaque na Sicília são as sobremesas, muito mais valorizadas que em outras regiões italianas. A ilha é berço do cannoli, granita, frozens de limão e amêndoas, além dos cookies pignoli. Para acompanhar, peça uma taça de vinho Marsala.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias