Fernanda Cordeiro   |   10/06/2016 10:41

Nem os bancos fecham na vila onde não há portas; veja

Lenda diz o que local é protegido por Lord Shani, um deus indiano a mais de 300 anos

Flickr.com/70247969@N07
Já imaginou um local onde as casas não têm portas, fechaduras, cadeados, ou qualquer outro tipo de proteção contra a entrada de estranhos? Se você acha que isso não existe está enganado.

A vila de Shani Shingnapur, na Índia, é exatamente dessa maneira. E mesmo assim, sem nada que fecha suas casas e proteja seus bens, os moradores do local se sentem seguros. O motivo? Uma tradição que já dura mais de 300 anos.

O Lord Shani, o deus da Saturn é considerado o guardião da aldeia, uma lenda que viaja por gerações. A história diz que após uma inundação que atingiu a vila, um grande pedaço preto de pedra foi encontrado acima das margens do rio Panasnala e, quando este pedaço de pedra foi tocado, ele começou a jorrar sangue.

A lenda ainda diz que naquela noite Shani apareceu nos sonhos do chefe da aldeia e teria dito que o pedaço de pedra era uma materialização dele próprio, e que deveria ser mantido na aldeia, já que a entidade passaria a morar lá. Entretanto, o deus tinha a condição de que o pedaço de rocha não precisaria ser protegido de nada e caso a regra fosse cumprida ele passaria a proteger a vila do perigo.

Shanishinganapur
Com isso, os moradores construíram uma espécie de palco para o deus, no meio da vila, onde a pedra está exposta a centenas de anos. A lenda ainda diz que Shani é o responsável por supervisionar a vila. Com isso em mente, os moradores arrancaram as portas e fechaduras, já que dizem não precisar mais deles, agora que o deus os protege.

A tradição foi transmitida por gerações e até hoje a vila não tem portas, portões ou fechaduras permanentes. O máximo que fica na frente das casas são pedaços de madeiras que tem como objetivo deixar os animais do lado de fora das casas. Alguns moradores também colocam na porta de suas casas são finos pedaços de panos para preservar a intimidade.

Flickr.com/70247969@N07
Registros da cidade onde a vila está dizem que são recebidos 40 mil visitantes por dia. Eles vão até lá para conhecer o antigo santuário e o atual templo gigantes para Shani que foi construído com doações.

Novos prédios que são construídos na vila são obrigados a seguir com a tradição. Uma cadeia foi aberta em setembro de 2015 no local e até agora não recebeu nenhuma queixa de roubo ou furto por parte dos moradores. A vila possui também o primeiro banco sem chaves ou fechadura do mundo, que foi aberto em 2011.


*Fonte: BBC

Tópicos relacionados