Fernanda Cordeiro   |   17/06/2016 09:49

Sete festas de rua do mundo para conhecer e participar

Conhecer essas festas é uma forma de entrar em contato com a cultura dos países

Cada país tem seu jeito próprio de celebrar e comemorar a sua cultura. Há quem diga que a melhor forma de conhecer realmente a cultura de um país e seu povo é participando dessas festas, mesmo que seja apenas como um folião. Veja algumas das mais famosas festas de rua:

Dia de Los Muertos - México
Divulgação
Por mais estranho que soe para muitos, no México há realmente um dia para celebrar a morte. Entre os dias 1 e 2 de novembro, os locais se reúnem em cemitérios levando muitas comidas, músicas e festejando.

A tradição do país diz que é entre esses dias que os mortos voltam para visitar os vivos e, por isso, a data é comemorada com uma grande festa. Um dos símbolos da festança é a caveira, que está presente em todos os lugares durante a celebração, desde os doces à maquiagens e penteados feitos exclusivamente para a ocasião.

Saint Patrick’s Day - Irlanda
Todo dia 17 de março na Irlanda o país para e aí acontece uma das maiores festas de rua do mundo. O St Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício - que é o padroeiro da Irlanda - é um feriado religioso. A festa principal acontece na Irlanda, mas outros países europeus também comemoram a data.

A verdadeira celebração acontece na rua e nos pubs do país, que na data fica todo pintado de verde. A ideia é que os foliões também se vistam inteiros da mesma cor. A a cerveja - bebida principal da festa - e algumas comidas também ganham a mesma coloração.

Holi - Índia
Dogonews
Também conhecido como o Festival das Cores, o Holi é uma festa que acontece entre os meses de fevereiro e março e é uma maneira de comemorar a chegada da primavera. A festa em si é um monte de pessoas que jogam tintas e pós coloridos uns nos outros.

Além das cores,a festa conta também com muita música, comida e bebidas típicas do país. A ideia é celebrar a chegada do bom tempo e afastar os maus espíritos. A cada ano o festival atrai cada vez mais turistas.

Las Fallas - Valência - Espanha
Flikr.com/alcebal2002
O festival de Las Falla é a maneira que os moradores de Valência, na Espanha, encontram para celebrar o fim do inverno e o começo da primavera. A festa acontece entre os dias 15 e 19 de março e nesses dias as ruas são ficam enfeitadas com figuras gigantes feitas de papel machê e super realistas.

Durante os quatro dias de festa a cidade se enche de luz, música, flores e muitos fogos de artifício são usados. Um dos pontos altos da celebração é o seu encerramento, quando os bonecos de papel são queimados.

Burning Man - Nevada - Estados Unidos
Flickr.com/7186423@N05
Em maio, mais de 60 mil pessoas se reúnem no meio do deserto de Nevada para participar do festival Burning Man. Diferentemente dos outros festivais, este não possui muitas atrações, o destaque do local é a criatividade.

Todos os que participam da festa são convidados a compartilhar sua arte, músicas e todo o tipo de performance. A festa acontece sempre em uma espécie de cidade temporária de Black Rock, na primeira semana de setembro. No sábado em que a festa ocorre, o costume é queimar uma enorme escultura de madeira, ação que deu o nome ao festival.

Oktoberfest - Munique - Alemanha
O maior festival de cerveja do mundo acontece nessa cidade alemã e pouca gente sabe que foi inventado em 1810 por um rei bávaro para celebrar seu casamento. A festança ocorre geralmente no fim de setembro e começo e outubro e recebe até seis milhões de visitantes.

Muita cerveja tipicamente alemã, pratos típicos do país e roupas antigas, no estilo bávaro fazem parte da tradição da festa.

Carnaval - Brasil
Prefeitura de São Paulo
Ah, o carnaval. O feriado predileto de nove entre 10 brasileiros. A folia acontece em todo o território brasileiro e recebe milhares de turistas do mundo inteiro. Tanto os que vêm de fora, quanto os moradores, podem escolher a forma que desejam festejar.

De norte a sul do País, os foliões podem se esbaldar nos blocos de rua, em festas de clube ou até mesmo no carnaval dos escolas de samba. As festas do Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda e Salvador estão entre as mais famosas do Brasil.


*Fonte: Nômades Digitais

Tópicos relacionados