Fernanda Cordeiro   |   24/06/2016 08:56

Telhado com árvores é ponto turístico na Escandinávia

O teto verde é uma antiga tradição de países como a Noruega, Dinamarca e Suécia

Divulgação/Menno Schaefer
Caso você esteja de passagem pela Escandinávia (região da Dinamarca, Noruega e Suécia), não se espante se você ver casas em que o telhado é verde e as árvores, flores e um jardim inteiro fiquem sobre a moradia.

O telhado verde e cheio de plantas é uma tradição desde a época dos vikings. E até o século 19, a cobertura vegetal era dominante e muito fácil de ser encontrada. Hoje em dia, ainda é vista nesses países, principalmente nas cidades mais interioranas.

Divulgação/Robert Snow

Com a retomada da tradição, uma espécie de concurso foi criado nos três países, e os moradores competem entre si para ver quem tem o melhor telhado verde da região. O telhado ecológico também tem várias outras vantagens, além da beleza.

As plantas no teto acabam funcionando como um isolante térmico na natural, mantendo a casa aquecida no inverno e fresca no verão. Além disso, as plantas também acabam reciclando os gases nocivos do local, deixando o ar mais limpo.

Quem vê de longe, pensa que as pequenas casas de telhado verde saíram dos contos de fadas, e isso tem feito que algumas cidades do interior recebam mais visitantes, atraídos pela beleza do local, do que estavam acostumados. Veja mais fotos no álbum.


*Fonte: Nômades Digitais

Tópicos relacionados