Ana Luiza Tieghi   |   27/03/2017 17:19

"Não haverá mudança nos vistos", diz embaixador dos EUA

Em coletiva de imprensa durante o Visit USA 2017, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael McKinley, afirmou que o governo de Donald Trump não deve ser motivo de temor para os brasileiros que desejam visitar o país e passou otimismo sobre retomada da economia e do fluxo de t

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael McKinley, trouxe certo alívio ao nosso mercado emissivo nesta segunda-feira afirmando que o governo de Donald Trump não deve ser motivo de temor para os brasileiros que desejam visitar o país.

“Não haverá mudança em relação à outorga de vistos para brasileiros”, esclareceu.

McKinley também descartou a possibilidade breve de isenção de vistos para brasileiros. Segundo ele, trata-se de uma questão que vem sendo discutida há muito tempo e que não envolve somente o Brasil. "Há mais países que desejam o fim da exigência de visto para entrar nos Estados Unidos. Cravar uma data específica para o fim dos vistos é difícil, é uma discussão que vai ter de seguir.”

Jhonatan Soares
O cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e o embaixador norte-americano, Michael McKinley
O cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e o embaixador norte-americano, Michael McKinley

O cônsul-geral dos Estados Unidos, Ricardo Zuniga, também passou otimismo aos presentes, lembrando que o clima do evento deste ano está muito melhor do que no ano passado, quando uma série de incertezas pairavam sobre o Turismo brasileiro.

“Já podemos ver melhoras no fluxo de viagens e esperamos um ano forte”, previu. “Como consulado, queremos facilitar o intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos.”

McKinley lembrou ações que a embaixada promoveu para facilitar o trânsito de brasileiros nos Estados Unidos e também ações futuras que pretende tomar. A primeira foi a ampliação da duração do visto, que agora vale por dez anos. Depois, citou a maior agilidade para conseguir o documento, que “agora pode ser tirado em uma semana”.

Para o futuro, estão estudando a abertura de novos consulados, que vão facilitar a vida de quem mora longe dos atuais. Ele lembrou ainda que, em 2016, mais de 600 mil vistos foram concedidos para brasileiros visitarem os Estados Unidos.

“Nos três últimos meses, o número de pedidos de vistos norte-americanos para brasileiros teve forte aumento e também houve crescimento na taxa de aprovação”, afirmou o embaixador.

Embora os discursos dos oficiais norte-americanos sigam esse sentido, a diretora da Pires & Associados e blogueira PANROTAS, Jeanine Pires, crê que a situação ficou mais difícil para os brasileiros adquirirem o documento de liberação. Confira.

BRASILEIROS NOS EUA
A coordenadora do Visit USA e especialista em Turismo, Jussara Haddad, apresentou dados sobre os brasileiros que visitam os Estados Unidos.

O Brasil é o quinto maior mercado para o Turismo norte-americano, sendo o maior emissor da América do Sul. Em 2015, 2,2 milhões de brasileiros foram aos EUA e gastaram quase US$ 14 bilhões, o que coloca o País em sétimo lugar em número de viajantes e sexto entre os que mais gastaram.

Os principais destinos dos brasileiros nos EUA são Flórida, Nova York, Califórnia e Las Vegas, mas Washington D.C., Texas, Chicago, Boston e Aspen também são destaques. As compras ainda são a principal atividade de 89% dos turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos.

O Visit USA 2017 segue para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá no hotel Windsor Atlântica, na quarta-feira (29).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS