Movida

Ana Luiza Tieghi   |   27/03/2017 17:19

"Não haverá mudança nos vistos", diz embaixador dos EUA

Em coletiva de imprensa durante o Visit USA 2017, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael McKinley, afirmou que o governo de Donald Trump não deve ser motivo de temor para os brasileiros que desejam visitar o país e passou otimismo sobre retomada da economia e do fluxo de t

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael McKinley, trouxe certo alívio ao nosso mercado emissivo nesta segunda-feira afirmando que o governo de Donald Trump não deve ser motivo de temor para os brasileiros que desejam visitar o país.

“Não haverá mudança em relação à outorga de vistos para brasileiros”, esclareceu.

McKinley também descartou a possibilidade breve de isenção de vistos para brasileiros. Segundo ele, trata-se de uma questão que vem sendo discutida há muito tempo e que não envolve somente o Brasil. "Há mais países que desejam o fim da exigência de visto para entrar nos Estados Unidos. Cravar uma data específica para o fim dos vistos é difícil, é uma discussão que vai ter de seguir.”

Jhonatan Soares
O cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e o embaixador norte-americano, Michael McKinley
O cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e o embaixador norte-americano, Michael McKinley

O cônsul-geral dos Estados Unidos, Ricardo Zuniga, também passou otimismo aos presentes, lembrando que o clima do evento deste ano está muito melhor do que no ano passado, quando uma série de incertezas pairavam sobre o Turismo brasileiro.

“Já podemos ver melhoras no fluxo de viagens e esperamos um ano forte”, previu. “Como consulado, queremos facilitar o intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos.”

McKinley lembrou ações que a embaixada promoveu para facilitar o trânsito de brasileiros nos Estados Unidos e também ações futuras que pretende tomar. A primeira foi a ampliação da duração do visto, que agora vale por dez anos. Depois, citou a maior agilidade para conseguir o documento, que “agora pode ser tirado em uma semana”.

Para o futuro, estão estudando a abertura de novos consulados, que vão facilitar a vida de quem mora longe dos atuais. Ele lembrou ainda que, em 2016, mais de 600 mil vistos foram concedidos para brasileiros visitarem os Estados Unidos.

“Nos três últimos meses, o número de pedidos de vistos norte-americanos para brasileiros teve forte aumento e também houve crescimento na taxa de aprovação”, afirmou o embaixador.

Embora os discursos dos oficiais norte-americanos sigam esse sentido, a diretora da Pires & Associados e blogueira PANROTAS, Jeanine Pires, crê que a situação ficou mais difícil para os brasileiros adquirirem o documento de liberação. Confira.

BRASILEIROS NOS EUA
A coordenadora do Visit USA e especialista em Turismo, Jussara Haddad, apresentou dados sobre os brasileiros que visitam os Estados Unidos.

O Brasil é o quinto maior mercado para o Turismo norte-americano, sendo o maior emissor da América do Sul. Em 2015, 2,2 milhões de brasileiros foram aos EUA e gastaram quase US$ 14 bilhões, o que coloca o País em sétimo lugar em número de viajantes e sexto entre os que mais gastaram.

Os principais destinos dos brasileiros nos EUA são Flórida, Nova York, Califórnia e Las Vegas, mas Washington D.C., Texas, Chicago, Boston e Aspen também são destaques. As compras ainda são a principal atividade de 89% dos turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos.

O Visit USA 2017 segue para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá no hotel Windsor Atlântica, na quarta-feira (29).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias