Renato Machado   |   06/10/2017 10:28

Uma volta ao mundo em restaurantes londrinos

Experimente a culinária de (quase) todos continentes na capital britânica

Londres é uma daquelas cidades onde o conceito de fronteiras se modifica, seja por meio da arte, da língua ou da cultura. Uma das formas mais apetitosas de provar toda essa miscelânea de povos é por meio da gastronomia. A capital britânica possui cerca de 25 mil restaurantes, cada um com suas peculiaridades e tradições. Nesta lista, o Portal PANROTAS propõe uma volta ao mundo por terras londrinas.

GRÃ-BRETANHA
Divulgação/Golden Union
Antes de girar pelos pratos de todos os continentes, é bom explorar o mais típico da terra da rainha. Não há nada mais britânico do que Fish and Chips. Sem muito requinte ou invenção, o prato não passa disso: batata frita (cortadas em pedaços mais grossos do que dos convencionais fast foods) e grandes nacos de peixe frito. No Golden Union é possível encontrar uma versão bem clássica e caseira do prato – com uma localização para lá de privilegiada, em plena Soho.

GRÃ-BRETANHA II
Divulgação/Junction Tavern
Seguindo pela ilha britânica, outra tradição são as constantes visitas a pubs e, neles, a pedida são os Sunday Roasts. Cada lugar tem a sua forma de apresentar o prato, que em resumo é composto por batata assada, vegetais cozidos e um pãozinho (Yorkshire pudding) abrindo espaço para uma carne de forno regada do espeço e suculento gravy, molho resultado da longa cozedura da carne. Na Junction Tavern, em Kentish Town, além do bem montado prato, outros pontos positivos são o charmoso jardim de inverno e o beer garden para dias ensolarados.

ITÁLIA
Facebook/Portobello Garden Caffe
Agora assim mudando de idioma, a cozinha italiana está disponível em praticamente qualquer grande centro no mundo – não seria diferente em Londres. Como toda boa casa italiana, o Portobello Garden Caffe serve porções generosas dos mais variados e tradicionais pratos. Os alimentos são preparados na hora, em um balcão aos fundos, para quem quiser apreciar o processo. A dica é evitar o restaurante aos sábados, dada sua proximidade da feira de Portobello (motivo para certeza de lotação).

ÁSIA

Facebook/Inamo Restaurant
A rica cultura asiática é outra comumente reproduzida à exaustão em grandes metrópoles mundiais. No Inamo, que possui estabelecimentos em Soho e Camdem, a experiência do cliente está em primeiro lugar. Os pratos bem montados seriam o destaque do restaurante, não fosse a sua pegada tecnológica. Lá os pedidos são feitos em um tablet ou por meio de um menu interativo projetado na sua própria mesa. Para conseguir aproveitar toda essa interação, é necessário fazer reserva.

AMÉRICA DO NORTE

Divulgação/GBK
O melhor hambúrguer da cidade é uma busca comum entre visitantes. Como esta lista não possui tal pretensão, citamos aqui uma opção que tem capacidade de agradar aos mais variados gostos. O Gourmet Burger Kitchen (ou GBK) está espalhado em cinco localidades em Londres (Covent Garden, Wimbledon, Birmingham Resorts World, Soho e Maidstone) e ganha destaque por suas recheadíssimas porções (também vegetarianas), casadas com batata doce frita. Não deixe de provar os milk-shakes da casa.

ÍNDIA
Divulgação/Dishoom
Se há um país que reflete a sua diversidade cultural como a de Londres, esse é a Índia. Com uma grande comunidade na capital britânica, resultado da ligação histórica entre os dois locais, a culinária do país asiático não pode ficar de fora. O Dishoom é a opção indiana em Londres para qualquer hora. Seja num banquete no café da manhã (foto), em uma refrescante parada para café (ou, claro, um chai), ou em um jantar/almoço com pratos tradicionais como samosa, tikka ou biryani. Em Londres, o Dishoom está em Covent Garden, Carnaby, King’s Cross e Shoreditch.

ÁFRICA

Divulgação/Ikoyi
Resumir toda a variedade da comida africana em um só estabelecimento é uma proposta difícil de vingar. Por isso, o enfoque do Ikoyi é a visão moderna da cozinha do oeste africano. Com escolha meticulosa de ingredientes e apresentações inusitadas de releituras dos tradicionais pratos da região, o restaurante tem ganhado espaço na comunidade gastronômica londrina, especialmente para os que frequentam St. Jame’s Market.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS