Marina Marcondes   |   24/11/2017 19:00

Conheça a charmosa região de Andaluzia, na Espanha

Acompanhe as belezas guardadas nesta região, famosa por seu passado, onde suas três grandes cidades – Córdoba, Sevilha e Granada – revelam a presença da nação moura, antigos residentes da Península Ibérica, por meio do estilo arquit

A porção sul da Espanha é composta pela comunidade autônoma da Andaluzia, uma das regiões mais visitadas do país devido ao seu passado fascinante que remete à nação moura, antigos residentes da Península Ibérica.

Suas três grandes cidades – Córdoba, Sevilha e Granada – revelam a presença desse povo por meio do estilo arquitetônico dos palácios, jardins e mesquitas, que se misturam a sinagogas e igrejas católicas.

A região da Andaluzia também apresenta fantásticas praias, vilarejos medievais, reservas ecológicas e a possibilidade de, a partir de uma viagem de barco de uma hora, explorar o Marrocos, no continente africano.

Confira as dicas dessa fantástica região, inspiradas no Guia O Viajante Europa Mediterrânea, da editora O Viajante.


SEVILHA

Capital da Andaluzia e quarta maior cidade espanhola, Sevilha, com pouco mais de 700 mil habitantes, cortada de norte a sul pelo rio Guadalquivir, tem fama de festeira. Sua história é de uma riqueza como pouco se vê igual: foi ponto de ligação entre o Novo e o Velho Mundo durante o século 16, uma vez que detinha o monopólio do comércio com a América.

Skyscanner
Vale a pena conhecer a cidade a pé; muitas das atrações estão no entorno da grandiosa Catedral de Sevilha (foto acima). A igreja impressiona pelo tamanho, pela mistura de elementos cristãos e muçulmanos e pela preciosa decoração interna que a tornam uma das catedrais mais fantásticas da Espanha.

Ao visitar a catedral, não deixe de ir ao Patio de los Naranjos, espaço ajardinado no interior do complexo arquitetônico, e à Torre La Giralda, que oferece uma bela vista de Sevilha.

Skyscanner
Patio de los Naranjos
Patio de los Naranjos

Próximos à catedral estão o Reales Alcázares e a Plaza de España. O primeiro, que foi locação de Game of Thrones é um suntuoso palácio que começou a ser construído pelos árabes e tornou-se um grande exemplo da arte mudéjar (estilo hispano-mulçumano). Já o segundo local é uma bela e ampla praça com um prédio semicircular, um canal, algumas pontes e painéis de azulejos que apresentam as províncias espanholas.

Também imperdível em Sevilha é apreciar as pontes, muitas delas de arquitetura arrojada, visitar o Museo de Bellas Artes, de rica coleção, passear pelo Barrio de Santa Cruz, o velho quarteirão judeu, e se impressionar com a Casa de Pilatos, bela mansão do século 16.

CÓRDOBA

Uma das mais importantes cidades da Andaluzia, Córdoba, de 316 mil habitantes, é a mais significativa lembrança da Reconquista Cristã.

Skyscanner
Córdoba, Espanha
Córdoba, Espanha
Durante dois séculos, foi a capital do al-Andalus, território mouro na Península Ibérica que deixou pelas ruas seu legado cultural. Cortada pelo rio Guadalquivir, preserva típicas ruas estreitas e casas de pátios arborizados – onde uma sombra é tudo o que você irá desejar no verão.

A maior atração de Córdoba é a Mezquita-Catedral de Córdoba, que foi construída no século 8, sendo o primeiro monumento muçulmano erguido no Ocidente, e mistura os estilos romano, gótico, bizantino e elementos persas, o que a torna uma das construções mais impressionantes da Espanha.

Skyscanner

A 700 metros da mesquita está o Alcázar de los Reyes Cristianos, palácio construído em 1328 que serviu de residência aos reis católicos Fernando e Isabel durante oito anos. Suas torres, jardins e banhos árabes são encantadores. Também perto está a Judería, fascinante área judaica de ruas estreitas e casas seculares.

O Museo de Bellas Artes, a Sinagoga e a Torre de la Calahorra também são pontos importantes de Córdoba, mas, realmente imperdível, é apreciar uma noite de Flamenco, sendo o Tablao El Cardenal um local tradicional.

A apenas 10 quilômetros de Córdoba, chega-se a Medina Al-Zahra, cidade originalmente árabe que, apesar de hoje estar em ruínas, ainda ostenta algumas construções, como aquedutos, pontes e a mesquita.

GRANADA
Talvez a cidade “mais moura" da Espanha, Granada, com 240 mil habitantes, tem seu passado marcado pela presença de importantes dinastias árabes.

Skyscanner

Por estar no sopé da Sierra Nevada, se transforma com o frio. Não à toa, possui uma ótima estação de esqui e é um dos destinos inusitados para visitar no inverno europeu.

Conjunto arquitetônico espetacular, situado em Granada, é a La Alhambra: complexo fortificado que inclui o Alcazaba (forte), Alcázar (palácio), Generalife (palácio de verão e os jardins) e a muralha. Impressiona pelo tamanho, significado histórico, riqueza de informação e fortes marcas da arte e arquitetura islâmicas. O local faz uso elaborado do rio Darro, parte dele canalizada para dentro do complexo, abastecendo fontes, laguinhos, canais e espelhos d’água.

Skyscanner

Antiga área moura, Albaicín fica sobre uma colina de frente para a Alhambra e o ideal por ali é se perder pelas ruelas estreitas – que guardam construções de estilo muçulmano e renascentista – e pelos becos que serpenteiam os bairros.

Já Sacromonte é um antigo reduto de ciganos repleto de formações rochosas que permitiram que os ciganos construíssem suas casas como se fossem cavernas, dentro das pedras.

Também merecem destaque a Catedral, o Museo Arqueológico, o El Bañuelo, antes um local de banhos árabes, e o moderno Centro Cultural Caja Granada Memória de Andalucía.


MÁLAGA
Hoje com 570 mil habitantes, a segunda mais populosa cidade da Andaluzia, Málaga é um dos mais antigos centros urbanos europeus, fundado por fenícios em 770 a.C.

Skyscanner
Málaga é a segunda cidade mais populosa da Andaluzia
Málaga é a segunda cidade mais populosa da Andaluzia

Conserva importantes construções de diversos povos que por ali se assentaram e deixaram suas marcas artísticas, concentradas no centro histórico. Terra natal de Pablo Picasso, Málaga também exibe uma veia artística pulsante, com importantes museus e intensa programação cultural.

Entre as principais atrações estão as ruínas do Teatro Romano, construído no século 1 a.C., a bem-conservada Alcazaba, fortaleza moura do século 11 que abriga palacetes, pátios e um museu arqueológico, e o Castillo de Gibralfaro, no topo do monte homônimo. Desse último local, têm-se as mais impressionantes vistas de Málaga, inclusive da arena de touros La Malagueta.

Skyscanner

A Catedral e a Basílica de Santa María de la Victoria são os grandes destaques eclesiásticos de Málaga, e os museus Picasso, Casa Natal de Picasso e Carmen Thyssen, os artísticos.

Principal porta de entrada para a Costa del Sol, região litorânea que abrange 150 quilômetros de luxuosos balneários, Málaga é um destino delicioso para o às vezes escaldante verão andaluzino.

Quem deseja um programa bem diferente pode se dirigir a Júzcar: a 123 quilômetros de Málaga e uma das dez cidades coloridas ao redor do mundo, o vilarejo é totalmente pintado de azul, característica advinda de uma jogada de marketing hollywoodiana.

Quando for à Andaluzia
O sul da Espanha apresenta um clima mediterrânico continental que possibilita o turismo ao longo de todo o ano. O verão é quente e seco, o inverno, suave e a primavera e o outono apresentam temperaturas amenas e chuvas irregulares.

Skyscanner

Quem não gosta de muito calor, no entanto, deve evitar visitar a Andaluzia em julho e agosto, já que as temperaturas podem chegar a tórridos 40°C em algumas cidades.

Com tamanho calor, as praias são uma ótima pedida, então, é claro, o verão coincide com a alta temporada na Andaluzia e, nessa época, você talvez tenha que disputar espaço na areia com milhares de turistas e de espanhóis.





*Fonte: skyscanner

conteúdo original: http://bit.ly/2zAZRh3

Tópicos relacionados