Rafael Faustino   |   29/08/2016 08:24

5 dicas para não perder a chance de um bom emprego

Não foi só a crise econômica que tornou mais difícil arrumar emprego. As empresas cada vez mais seletivas exigem mais atributos dos candidatos, e o discurso padrão muitas vezes não é o suficiente para garantir uma vaga.

Não foi só a crise econômica que tornou mais difícil arrumar emprego. As empresas cada vez mais seletivas exigem mais atributos dos candidatos, e o discurso padrão muitas vezes não é o suficiente para garantir uma vaga. Segundo o site de recrutamento Catho, essa é uma tendência irreversível do mercado.

Shutterstock
Caprichar na entrevista de emprego é fundamental

Como então estar preparado para as novas exigências e se mostrar um profissional atualizado? Veja abaixo algumas dicas dos especialistas do portal, e comece já a melhorar seu perfil.

PERSONALIZE O CURRÍCULO
Currículo ainda é bastante importante. Mas aquele modelo básico da internet funciona cada vez menos. Na hora de montar o seu, lembre-se não somente de escrever corretamente e ser claro nas informações, mas também de uma formatação que o deixe mais chamativo. Ícones, cores e até temas ligados à sua área, se usados na dosagem correta, podem contar a seu favor.

SAIBA CONTAR A SUA HISTÓRIA
Muita gente se intimida com entrevistas por não saber organizar o próprio discurso. O mais importante, segundo a Catho, é saber contar a própria história – e quem melhor para isso do que você mesmo? Conte com sinceridade o que você acha que tem de relevante em seu perfil pessoal e profissional, seus objetivos e anseios, e terá boas chances de convencer o entrevistador.

DEFINA OBJETIVOS
Entrar em um emprego apenas para tapar um buraco não funciona a longo prazo. Escolha o que você realmente tem condições de fazer, e desafios que de fato interessam à sua carreira. Motivações além do emprego em si sempre fazem o funcionário render mais e se encaixar rapidamente. Os empregadores também sabem disso e conseguem identificar esses perfis.

Shutterstock
O currículo é seu principal recurso. Não o desperdice

QUALIFIQUE-SE MAIS E MAIS
Não há mais desculpas para não estudar. Cursos on-line estão disponíveis em diversos cantos da internet, e mesmo os presenciais multiplicaram-se. Mire as áreas correlatas à sua e não se esqueça das línguas, importantes em praticamente todos os setores atualmente – principalmente no Turismo.

FAÇA NETWORKING
Em qualquer área, contatos ajudam muito. Então, aproveite cada oportunidade para manter um bom relacionamento, seja nos estudos ou profissionalmente. Redes sociais podem ajudar bastante nesse aspecto, com grupos de interesses e regionais. Faça com que os outros lembrem-se de você, e talvez nem seja preciso sair por aí distribuindo currículos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias