Henrique Santiago   |   10/08/2017 21:46

Gramado Summit inicia para "sacudir" o Turismo; entenda

Cidade do chocolate, do cinema nacional, do Turismo... E do polo de tecnologia e inovação. Por que não? Para as famílias Rossi e Zorzanello, alcançar o último feito é uma realidade próxima para Gramado, na Serra Gaúcha. Prova disso &eac

GRAMADO (RS) – Cidade do chocolate, do cinema nacional, do Turismo... E do polo de tecnologia e inovação. Por que não? Para as famílias Rossi e Zorzanello, alcançar o último feito é uma realidade próxima para Gramado, na Serra Gaúcha. Prova disso é o lançamento oficial do Gramado Summit, que aconteceu hoje, na Caza Wilfrido, a fim de reunir startups de todo o Brasil e investidores em busca de ideias disruptivas.

Em seu primeiro dia de agenda, o evento anunciado em maio apostou forte no aprendizado, com palestras de nomes como Marcelo Maisonnave, sócio da plataforma Startse, e o diretor do Twitter, Daniel Carvalho. Em entrevista ao Portal PANROTAS, os idealizadores dessa reunião de empreendedores e investidores, Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello, compartilharam suas visões de mercado e o que projetam para o futuro da indústria de viagens.

Henrique Santiago
Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, idealizadores do Gramado Summit
Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, idealizadores do Gramado Summit
Com programação até o sábado (12), o Gramado Summit deve chegar a um público de 2,1 mil visitantes. Ao todo, são 72 startups, 40 investidores e 35 palestras para capacitar os visitantes. As inovações voltadas para o Turismo são poucas quando comparadas à saúde e varejo, por exemplo – quatro delas se aplicam ao segmento. Para Rossi, o setor vive uma constante negação ao novo.

“A indústria não abre espaço para startups. Até hoje, a elaboração de um pacote passa por muitos players, como uma operadora, um hotel, uma consolidadora. A inovação chegou a hotéis com Airbnb e transporte com o Uber, mas [o agenciamento] ainda é difícil”, compartilhou o profissional.

E falta de nomes de peso para avisar o mercado não há. Amanhã (11), o palco do Gramado Summit irá receber nomes como o do fundador da CVC e GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, do diretor executivo e cofundador do Hotel Urbano, Eduardo Mendes, e a diretora de Marketing da Avianca Brasil, Flávia Zulzke. Do público total presente, a adesão da cadeia profissional é baixa.

“O trade tem muita resistência à inovação. Hoje, quem não se adaptar e se reciclar vai ficar de fora do mercado. É preciso aceitar novas ideias ou haverá um impacto negativo a essas empresas”, destacou Zorzanello.

Para ambos, é unanimidade que o Turismo carece de ferramentas tecnológicas que não só facilitem o dia a dia trabalho, mas que deem às empresas uma maior noção de que o investimento nessas ferramentas é essencial para os negócios. O uso de chatbots e realidade virtual, por exemplo, ainda tende a vingar no Brasil, enquanto no Exterior já é realidade.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Gramado Summit

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS