Marina Marcondes   |   05/10/2017 17:08

No Brasil, Obama defende imigração: "ideias e dinamismo"

Barack Obama discursou no Fórum Cidadão Global hoje (5), para líderes da sociedade civil brasileira e internacional, sobre maneiras de estimular a cidadania em tempos de mudanças tão rápidas.

"Mudar o mundo? Sim, você pode". Em sua visita ao Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos chamou a atenção dos líderes empresariais sobre a importância da construção de uma cidadania global. O discurso aconteceu hoje (5) no Fórum Cidadão Global, sediado em São Paulo, e organizado pelo jornal Valor Econômico e pelo Banco Santander Brasil. Além de Obama, outros líderes empresariais que promovem o desenvolvimento de cidadão global em suas empresas estavam presentes.
Pixabay
Obama defende que os jovens devem ter a educação adequada
Obama defende que os jovens devem ter a educação adequada

Segundo os organizadores, o encontro tem como objetivo "iniciar um diálogo sobre a responsabilidade das pessoas na construção de um futuro melhor" e a presença de renomadas figuras empreendedoras tem grande impacto no movimento.

Em seu discurso, Obama explicou que a desigualdade é um dos maiores empecilhos para o crescimento da comunidade. A falta de investimento na educação dos jovens resulta em um aumento na distância entre as classes altas e baixas, concentrando as riquezas em menos de 1% da população, segundo ele.

Ainda em sua apresentação, o ex-presidente afirmou haver a necessidade do desenvolvimento de sistemas tributários justos e um reinvestimento do valor arrecadado de maneira a criar novas oportunidades para o povo. "É preciso emponderar as pessoas para que elas possam tomar riscos", acrescentou Obama.

Durante uma comparação entre EUA e Brasil, Obama aproveitou para ressaltar a importância dos imigrantes para a economia dos países, dando destaque para aqueles que vem se refugiar por causa das guerras. "Devemos dar as boas-vindas ao fluxo de novas ideias e dinamismo que a imigração traz", sustentou.

O Fórum também conta com outros líderes de negócios, como o economista americano Robert Salomon, o vice-presidente do Grupo Globo, José Roberto Marinho, e o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, que debatem e divulgam variadas ferramentas que os líderes da sociedade civil podem usar para estimular a cidadania, em um cenário de rápidas mudanças no mundo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marina Marcondes

Marina Marcondes tem 694 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS