Brunna Castro   |   07/11/2016 14:23

Formas simples de humanizar o ambiente de trabalho; veja

O ambiente de uma empresa reflete muito na produtividade e na saúde dos funcionários, no desempenho da equipe e em como o trabalho do dia a dia pode ser encarado - seja de forma leve e saudável ou mais densa.

O ambiente de uma empresa reflete muito na produtividade e na saúde dos funcionários, no desempenho da equipe e em como o trabalho do dia a dia pode ser encarado - seja de forma leve e saudável ou mais densa. Medidas simples podem auxiliar no relacionamento entre os colaboradores e também com a chefia. Com isso, é possível obter benefícios para todas as partes envolvidas dentro da empresa.

Confira a seguir algumas formas de humanizar o ambiente de trabalho, listadas pelo site da revista Forbes.

DIÁLOGO
  • Faça contato visual e a fale com seu colegas quando você chegar e sair do escritório, e também durante o dia. Reserve um segundo do seu dia para perguntar “como você está?”.

  • Quando você encontrar alguém que já viu antes no trabalho, mas que não conhece, pare e estenda sua mão. Diga: “Eu o vi por aí, mas ainda não fomos apresentados. Meu nome é [você]. E o seu?”

  • Conheça seus colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Use toda oportunidade que você tem para dizer “Obrigada por ser um trabalhador tão bom”. Você não precisa de uma razão para elogiar o trabalho de alguém. Lembre-se que todos são, primeiramente, uma pessoa, e só depois trabalhadores.

  • Reconheça quando as pessoas estão chateadas. Pergunte se há algo que você possa fazer quando alguém da sua equipe não estiver bem.

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ATENÇÃO
  • Reserve um tempo para adicionar um tom mais gentil nos seus e-mails e mensagens de voz. Apenas um cumprimento mais pessoal ou um toque mais atencioso às mensagens, e isso vai criar uma relação com mais confiança.

  • Quando você está trabalhando em um projeto em grupo, tenha certeza de que todos sejam ouvidos.

  • Se você terá que faltar em um compromisso com um colega, avise ele e se desculpe pelo ocorrido, mesmo que a culpa da ausência não seja sua.

  • Lembre-se que todos possuem algum peso na vida pessoal. Quando as pessoas estão desagradáveis, isso significa que elas estão machucadas por dentro. E nada disso tem relação com você.

MOMENTOS CRÍTICOS
  • Quando você tiver que falar alguma coisa que não seja muito agradável para compartilhar com seus colegas ou com o seu chefe, faça uma estratégia antes de fazer a observação ou o questionamento. Pense sobre como sua mensagem será ouvida, e trabalhe para se comunicar do modo mais delicado possível. Se a sua equipe está perdendo datas, pergunte a eles “como eu posso ajudar? Nós devemos nos lembrar dos compromissos com maior frequência? Quais outras ideias são possíveis para que todos consigam se manter sincronizados?”

  • Quando você sentir que há uma discordância entre você e alguma outra pessoa do seu trabalho, aborde os temas de modo mais direto e gentil. Não importa quem tem os melhores argumentos. O importante é restaurar a confiança entre vocês.

  • Quando estiver desanimado e desapontado com o seu trabalho, respire fundo antes de falar, principalmente depois de mandar alguma mensagem com raiva.

  • Se as pessoas começam a arranjar brigas com você no trabalho, isso significa que você os intimida ou que eles o olham como uma ameaça. Não contribua com discussões no seu ambiente de trabalho. Isso não é importante. Você não tem tempo para intrigas.

  • Se o seu trabalho está difícil e estressante, imagine um roteiro escrito por você mesmo sobre a sua vida. Esse momento frustrante pode ser uma cena do seu filme. Isso pode contribuir para fazer com que as situações tenham um peso menor.

UNIÃO
  • Organize seminários onde os funcionários possam compartilhar suas ideias e conhecimentos sobre tópicos que eles dominem (o que pode incluir negócios, vida, viagens, esportes, músicas, filmes ou praticamente qualquer coisa), em um almoço coletivo.

  • Use toda oportunidade que você tiver para deixar os funcionários atuarem juntos para construírem um senso de comunidade. Todas as sessões de treinamento podem construir um elo na sua equipe. A união, pessoal ou virtual, faz com que eles construam bons relacionamentos.

  • Não se esqueça do tópico “Como estamos indo?” na sua agenda para todos as reuniões com todos os departamentos da sua empresa. O estado da equipe é o fator mais crítico em todas as companhias.
    DESAFIOS
  • Sugira revisar a política anual do seu departamento para você conseguir proceder de modo mais amigável e intuitivo. Se a sua cultura se tornar mais humana, isso vai eliminar políticas antigas que tratam os funcionários como rebeldes.

  • Se desafie saindo da sua zona de conforto ao compartilhar seus pensamentos em tópicos que são mais importantes para você. Quanto maior a dificuldade que você tem para achar a sua voz, mais pontos você recebe.

  • Faça um esforço para trazer um pouco mais sobre você mesmo para o seu trabalho. Note as coisas que você fala e sente na empresa. Note situações e pessoas que o levam para baixo e que o alegram. Você merece gastar seu tempo fazendo coisas que acrescentem algo à você.

  • Lembre-se que você é o único que está no seu caminho, e deve aprender com as mais diversas situações que aparecem na sua vida.

  • Reconheça as suas vitórias do dia a dia. Muitas delas não são notadas ou valorizadas. E não há problema nisso. Escreva você mesmo sobre seus ganhos para o ajudar a reconhecê-los.

  • Todo dia no seu trabalho, pergunte a si mesmo “Como eu posso crescer hoje?”. Talvez você possa fazer isso ao ajudar alguém em alguma tarefa nova. Ou você pode fazer isso ao reconhecer o trabalho de alguém que não recebe muita atenção. O que você pode fazer para se melhorar e humanizar a energia do seu ambiente de trabalho hoje?


*Fonte: Forbes

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