Janize Colaço   |   01/12/2017 14:02

Acordo entre ministérios promoverá Turismo ecológico

 A fim de mudar tal panorama, os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo, a Embratur e o Instituto Chico Mendes, assinaram nesta quinta-feira (30) acordo de cooperação para desenvolver o turismo ecológico em unidades de conservação federais.

Ministério do Meio Ambiente / Paulo de Araújo
O ministério do Turismo e do Meio Ambiente, junto com a Embratur e o Instituto Chico Mendes assinaram o acordo
O ministério do Turismo e do Meio Ambiente, junto com a Embratur e o Instituto Chico Mendes assinaram o acordo
O Brasil é o país que tem mais atrativos naturais no mundo, segundo um estudo Fórum Econômico Mundial. Apesar disso, o Turismo ecológico ainda não alcançou todo o seu potencial. A fim de mudar tal panorama, os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo, a Embratur e o Instituto Chico Mendes, assinaram nesta quinta-feira (30) um acordo de cooperação para desenvolver o Turismo ecológico em unidades de conservação federais.

Parte da inspiração para a iniciativa se deve ao crescimento de visitas nas unidades de conservação — que chegou a 8,2 milhões em 2016. Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a expectativa é que o número aumente a partir do acordo de cooperação. “Estamos tendo a oportunidade de dar o pontapé inicial para uma estratégia que movimente a economia”, declarou. Beltrão acrescentou ainda que a pasta atuará na divulgação das unidades e trabalhará com foco nas operadoras de Turismo.

Dentre os objetivos, a sensibilização e proteção dos ecossistemas estão entre as prioridades da iniciativa. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou ainda que o Turismo sustentável é uma das principais ações para a gestão das unidades de conservação do país. “Esse é um importante instrumento de valorização ambiental”, afirmou Sarney Filho.

PARCERIA
Com o objetivo de promover a sustentabilidade por meio do Turismo ecológico, a cooperação ainda contará com a parceria do setor privado e do terceiro setor. A atividade ecoturística garantirá a inclusão social com a participação das comunidades situadas nas áreas de influência. Além disso, incentivará a estruturação de produtos turísticos nas regiões atendidas.

Com o acordo, as entidades envolvidas visam consolidar as unidades de conservação como espaços para recreação, Turismo ecológico e práticas de esportes na natureza. A iniciativa fomentará a economia do setor por meio de ações para a promoção nacional e internacional dos destinos e de pesquisas voltadas para o aumento dos investimentos nas unidades de conservação. Para nortear os trabalhos, um Plano de Ação será construído pelo Comitê Gestor que acompanhará o acordo de cooperação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS