Janize Colaço   |   19/09/2016 13:25

Hotéis e tecnologia: o que é indispensável para o hóspede

Quando alguns hotéis perceberam que era necessário cabear a internet em suas edificações, já era tarde. Antes que todos os fios azuis conseguissem dar conta de tudo, os hospedes já vinham com uma nova demanda: a senha do WI-FI. Os mais adiantados at&am

Quando alguns hotéis perceberam que era necessário cabear a internet em suas edificações, já era tarde. Antes que os fios azuis conseguissem dar conta de tudo, os hospedes já vinham com uma nova demanda: a senha do wi-fi. Os mais adiantados até ofereciam, porém com um valor adicional a ser cobrado da estadia, o que muitas vezes gera insatisfação dos clientes.

É preciso sempre estar se reinventando e buscando se inserir nas atualizações tecnológicas para não se tornar um dinossauro da hotelaria – parado no tempo e sem condições de acompanhar as demandas dos próprios clientes.

Entre tantas coisas, é difícil prever o que vem por aí. Porém para alguns experts na área já é possível prever o que provavelmente deverá mudar na hotelaria. Para a especialista em finanças e economia Martha C. White, que escreveu um artigo sobre o assunto na Time Magazine, muitos itens antes considerados imprescindíveis em hotéis já são tidos como supérfluos e deverão desaparecer em breve.

Destacando a popularização da consciência ambiental, a troca diária de roupas de cama e até mesmo de toalhas poderá deixar de ser algo comum e obrigatório – ou mesmo parte das exigências dos clientes. Além disso, o serviço de quarto também tende a perder força. O The New York Hilton, por exemplo, extinguiu o serviço há três anos e muitas franquias low cost também já se adaptaram.

As prioridades da hotelaria, segundo uma matéria publicada pelo site hotelogix.com, são segurança de dados, mais tecnologia nos apartamentos e aumento da capacidade da internet.

Confira as principais tendências tecnológicas:

MAIOR FOCO EM PAGAMENTO E SEGURANÇA DE DADOS
Com o número crescente de crimes virtuais, as redes de hotelaria estão investindo mais pesado na segurança dos dados de clientes e nos pagamentos. Em comparação a 2015, o aumento do budget para esse setor foi de 25%.

APARTAMENTO “SMART”
TV LED, carregadores sem fio, docking stations, controle de luzes e temperatura automáticos. Essas são as demandas mais comuns do viajante millennial, que pede por apartamentos e espaços para eventos adaptados às novas tecnologias.

O Potting Hotel, em Hong Kong, por exemplo, oferece smartphones em todas as unidades habitacionais com dados gratuitos e chamadas internacionais para alguns países. Os hóspedes podem usar o celular para explorar a cidade durante sua estada.

BANDA LARGA
O wi-fi gratuito está deixando de ser tendência e se tornando necessidade de alguns hotéis. O desafio agora, porém, é ter uma banda larga capaz de suportar todos os dispositivos móveis de hóspedes e até mesmo de pessoas que usam o espaço para realização de eventos.

INTEGRAÇÃO MÓVEL
Os smartphones dos hóspedes podem oferecer facilidade na hospedagem, como servir de chave para o quarto, controle remoto para a TV, luzes e ar condicionado. Além disso, os celulares também podem ser utilizados para tornar a experiência dos clientes mais personalizada. Alguns hotéis da rede Starwood utilizam web beacons conectados na porta de entrada do lobby que detectam informações dos hóspedes, assim o concierge pode cumprimentá-los pelo nome.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS