Janize Colaço   |   14/11/2016 16:02

Lucro líquido da Meliá cresce 74% de janeiro a setembro

A Meliá Hotels divulgou recentemente os resultados dos primeiros noves meses de 2016. A rede registrou um lucro líquido de aproximadamente US$ 100 milhões, 74% a mais que no mesmo período de 2015 – números promissores e uma notável melhora em todos os

Meliá

A Meliá Hotels divulgou recentemente os resultados dos primeiros noves meses de 2016. A rede registrou um lucro líquido de aproximadamente US$ 100 milhões, 74% a mais que no mesmo período de 2015 – números promissores e uma notável melhora em todos os índices financeiros. Além disso, o revpar também apresentou uma acentuada melhora, com crescimento de 11%.

"Os resultados da empresa até setembro acusam um impacto das tendências positivas do turismo na Espanha, que o nosso grupo tem sido capaz de maximizar graças à sua experiência e liderança no segmento de hotéis de lazer, bem como a estratégia bem-sucedida de renovação, rebranding e reposicionamento de ativos", afirma o vice-presidente e CEO da marca, Gabriel Esacarrer.

A plataforma de reservas on-line da rede também registrou um crescimento de 29%, o que demonstra uma tendência mundial em que o consumidor está mais aberto e seguro para realizar compras via internet, principalmente no Brasil, onde esse comportamento é impulsionado pelos smartphones.

RESULTADOS FINANCEIROS
A marca segue com a consolidação de um balanço positivo, comprometido em reduzir sua dívida líquida, um dos mais importantes objetivos em sua estratégia desde 2011. “Os resultados financeiros da intensa redução da dívida nos colocam em uma excelente posição para atender ao crescimento esperado no curto, médio e longo prazo", pondera Escarrer.

A evolução no México também foi positiva e, em menor medida, na República Dominicana, apesar do declínio em grupos de negócios e da situação em alguns mercados eminentes latino-americanos.

Durante os nove meses de 2016, a Meliá também registrou bons resultados em Cuba. Segundo o levantamento, as receitas alcançaram cerca de US$ 19,5 milhões, um valor 31% superior do que no mesmo período em 2015.

BRASIL
A situação econômica do País, no entanto, levou a um enfraquecimento significativo da procura interna e uma consequente guerra de preços, perdendo 15% em média em relação ao ano anterior.

A rede hoteleira ainda espera que as dificuldades, até o quarto trimestre de 2016, permaneça. Além disso, embora as expectativas e os mercados financeiros dependam da melhoria dos indicadores econômicos – que prosseguem incertos.

Para 2017, a marca projeta a recuperação do baixo desempenho, contribuída, sobretudo, com o novo hotel Gran Meliá Nacional, que será inaugurado no Rio de Janeiro.

EXPANSÃO INTERNACIONAL
A Meliá Hotels permanece com a estratégia de incorporar hotéis em mercados emergentes, como na Indonésia, sob as assinaturas do Meliá Lombok Tangkong, Meliá Bintan e o Meliá Pekanbaru; no Qatar, o Innside Doha; no Vietnã, o Meliá Ho Tram; e Cabo Verde, com mais quatro hotéis. Há também uma abertura para novos mercados como Cazaquistão, Irã e Maldivas.

Tópicos relacionados