Marcos Martins   |   28/11/2017 13:30

Marriott, Samsung e Legrand vão lançar "quarto do futuro"

Rede de hotéis investe em tecnologia para melhorar operações


Divulgação/ Marriott International
Quarto inteligente da Marriott
Quarto inteligente da Marriott
Para oferecer uma experiência futurística aos seus hóspedes, a Marriott International fechou uma parceria tecnológica com as empresas Samsung e a Legrand. A rede hoteleira vai equipar os quartos com a Internet das Coisas (IOT, em sigla conhecida do termo em inglês, "internet of things"), que trata-se da incorporação de sensores e tecnologias em objetos do cotidiano.

O IOT Guestroom Lab explora conceitos para enriquecer a experiência, criando designs e construções mais eficientes e contribuindo para os esforços e objetivos de sustentabilidade da Marriott. O Lab funciona como um quarto "inteligente", trabalhando com diversos sistemas, dispositivos e aplicativos de IOT responsivos que se comunicam para atender as necessidades dos clientes e otimizar as operações do hotel.

"Sabemos que nossos hóspedes desejam personalizar quase tudo em suas vidas, o que não é diferente com sua experiência em hotéis", afirma a chief commercial officer global da Marriott International, Stephanie Linnartz. "Ao firmar parcerias com empresas líderes do setor, usamos tecnologia móvel e habilitada por voz para que os viajantes possam configurar o quarto da melhor forma para eles, por meio da criação de um ambiente relaxante ou produtivo, de acordo com as suas necessidades", completa.

O desenvolvimento de um sistema intuitivo é considerado essencial para a Marriott, que manifestou o objetivo de inovar a experiência para seus hóspedes em todas as suas 30 marcas. Segundo informações oficiais, a tecnologia do IOT Guestroom Lab permite, por exemplo, que o usuário use um assistente virtual para definir o despertador, programar sessões de ioga em um espelho de corpo inteiro, solicitar serviço de quarto e ligar o chuveiro na temperatura desejada. As informações ficam salvas no perfil do cliente e são ativadas por voz ou aplicativo.

"Estamos orgulhosos de nossa parceria com grandes empresas para a inovação e revolução da experiência dos hóspedes, das operações hoteleiras e mesmo da construção de propriedades. "Estamos no caminho certo para criar o quarto de hotel do futuro”, reforça o vice-presidente sênior de design global da Marriott International, Karim Khalifa.

AVANÇOS E RESULTADOS
A Marriott aponta que o objetivo da iniciativa é “garantir um futuro em que os donos de hotéis possam confiar em uma solução completa, transparente e flexível”. Esses sistemas, de acordo com a rede, vão oferecer vantagens nas operações dos hotéis e garantir maior personalização ao atendimento.

Após três meses de experiência com o IOT Guestroom Lab, as três empresas vão analisar o feedback e alinhar os rumos para a inovação da tecnologia. Os elementos das tecnologias aplicadas poderão ser vistos nos quartos de hotel nos próximos cinco anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS