Henrique Santiago   |   13/06/2016 11:31

Jamaica exige vacina de febre amarela a Brasil; entenda

Um dos países afetados pelo zika vírus, a Jamaica tem outra preocupação: a febre amarela. O ministério de saúde do país passou a exigir a vacina para turistas a partir de um ano de idade. A medida é válida para 41 países, incluin


Um dos países afetados pelo zika vírus, a Jamaica tem outra preocupação: a febre amarela. O Ministério de Saúde do país passou a solicitar a vacina para turistas a partir de um ano de idade. A medida é válida para 41 países, incluindo o Brasil.

Embora não tenha casos registrados até o momento, o governo jamaicano busca impedir a entrada da doença em seu território. A vacina deve ser aplicada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem, período que a substância leva para se tornar ativa no corpo.

Em comunicado, o órgão avisa que o surto da doença na Angola e a transmissão contínua em países como Brasil, Congo, China, Peru e Quênia motivou o governo a solicitar tal medida. A Jamaica ainda oferece vacina gratuita a atletas, equipes técnicas e famílias que participarem da Olimpíada do Rio de Janeiro.

A checagem da carteira de vacinação atualizada será realizada nos pontos de conferência. O viajante que não possuir o documento em dia terá a entrada negada ou deverá cumprir quarentena de seis dias. O turista com certificado de isenção da vacina por razões médicas será instruído a comunicar diariamente febre ou outros sintomas às autoridades de saúde.

Além do Brasil, os demais países que possuem exigência da Jamaica são, em sua totalidade, da África e das Américas: Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Central Africana, Chade, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Equador, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné, Gabão, Gambia, Gana, Guiné-Bissau, Guiana, Quênia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Suriname, Togo, Trinidad e Tobago, Uganda, e Venezuela.

O QUE CAUSA
Doença considerada grave transmitida pelos mosquitos aedes aegypti e haemagogus, a febre amarela causa primeiramente febre alta, cansaço, dores de cabeça e muscular, náusea e vômito nos primeiros três dias. Em um estágio mais avançado, porém tratado como raro, traz insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas, além de icterícia, que deixa os olhos e a pele amarelados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS