Da Redação   |   30/06/2016 17:36

Russo e uzbeque estão entre terroristas de Istambul

Os três homens-bomba responsáveis pelo ataque terrorista na Turquia na última terça-feira (28) eram da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão. O ataque ao aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou 43 mortos e aproximadamente 230 feridos

Sedat Suna/EPA/Agência Lusa
Trabalhadores do Aeroporto Ataturk, em Istambul, na Turquia, limpam os escombros da área atingida por explosões

Os três homens-bomba responsáveis pelo ataque terrorista na Turquia na última terça-feira (28) eram da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão. O ataque ao aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou 43 mortos e aproximadamente 230 feridos e foi o mais mortal em uma série de atentados que abalaram o país este ano. A Turquia declarou hoje luto nacional.

Autoridades turcas acreditam que o ataque foi liderado pelo grupo terrorista Estado Islâmico. O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse hoje que o país acredita que a facção seja a responsável pelas mortes no aeroporto de Istambul.

O jornal turco Yeni Safak atribui a responsabilidade do atentado ao checheno Akhmed Chatayev, identificado na lista das Nações Unidas como um dos militantes do Estado Islâmico encarregado por treinar extremistas. De acordo com a polícia turca, hoje foram presos 13 suspeitos de ligação com o grupo terrorista em Istambul e nove, na cidade de Izmir, acusados de financiamento, recrutamento e apoio logístico para o Estado Islâmico.

BRIGA POLÍTICA
Hoje, o principal partido de oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), acusou o Partido AKP (Justiça e Desenvolvimento) de bloquear uma tentativa de investigação parlamentar sobre os ataques no aeroporto. Ontem, os líderes da oposição haviam solicitado a investigação, mas a proposta foi rejeitada por decisão do Partido Justiça e Desenvolvimento.

O aeroporto Ataturk, onde ocorreu o ataque, é o terceiro mais movimentado da Europa e recebeu 61,3 milhões de passageiros em 2015.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11150 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS