Renato Machado   |   25/08/2016 19:15

Colômbia e Farc chegam a acordo de paz definitivo

Mais de 50 anos de sequestros, assassinatos e bombardeios chegaram ao fim. Na noite da última quarta-feira, o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assinaram um acordo de paz definitivo pondo fim ao confronto armado que vitimou m

EPA/Ernesto Mastrascusa
Luciano Marín, representante das Farc, e Humberto de la Calle, ex-vice-presidente da Colômbia, consagram acordo de paz entre as duas partes
Mais de 50 anos de violência, sequestros, assassinatos e bombardeios podem ter chegado ao fim. Na noite da última quarta-feira, o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assinaram um acordo de paz definitivo pondo fim ao confronto armado que vitimou mais de 200 mil pessoas no período. O ato final, a assinatura de um documento registrando a intenção das duas partes, foi realizado em Havana, Cuba, com representantes dos dois lados, além dos países garantidores e acompanhantes.

“Hoje começa o fim do sofrimento na Colômbia; as Farc deixam de existir e se convertem em um movimento político”, celebrou o presidente colombiano Juan Manuel Santos em mensagem após o anúncio do acordo fechado em Cuba. No País caribenho, estiveram presentes o número dois das Farc, Luciano Marín, e o ex-vice-presidente da Colômbia Humberto de la Calle além de representantes de Cuba, Noruega, Chile e Venezuela.

As negociações se iniciaram em novembro de 2012, mediadas pelo governo cubano e norueguês. Neste período sequestros e bombardeios quase colocaram em xeque o acordo, que enfim chegou ao final esperado. Ficou definido que os próximos passos para a consagração do acordo ocorrerão em um plebiscito, em 2 de outubro, e em uma conferência interna da organização guerrilheira.

“As delegações do governo nacional e das Farc anunciam que chegamos a um acordo final, integral e definitivo sobre a totalidade dos pontos da agenda do Acordo Geral para o Fim do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura na Colômbia”, afirma o primeiro parágrafo do documento.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS