Rafael Faustino   |   03/08/2016 16:59

Furacão pode atingir México nas próximas 24 horas

O alerta foi emitido pelo National Hurricane Center, nos Estados Unidos, para a tempestade tropical Earl

A Costa Maya, no litoral sul de Quintana Roo, no México, é uma das zonas que estão sob alerta de furacão com a aproximação da tempestade tropical Earl, que se encontra a 425 quilômetros a sudeste de Belize, com ventos máximos continuados de 100 km/h. A tempestade já provocou pelo menos seis mortes na República Dominicana e agora se aproxima do continente norte-americano.

O National Hurricane Center (NHC), com sede em Miami, nos Estados Unidos, informou hoje que estão sob alerta de furacão para as próximas 24 horas as regiões de Puerto Costa Maya, no México, na direção sul para a fronteira Belize-Guatemala, e as ilhas da Baía das Honduras. A previsão indica que a tempestade Earl deverá aumentar de intensidade e "subir" seu grau de tempestade para furacão ainda nesta quarta.

National Hurricane Center
As zonas em vermelho no mapa indicam as áreas sob alerta de furacão, enquanto a área branca mostra a trajetória da tempestade Earl

O NHC indica que estão sob alerta de tempestade tropical a costa norte de Honduras e o norte de Puerto Costa Maya até Punta Allen, no México. Nesta manhã (horário de Brasília), a tempestade tropical Earl encontrava-se a cerca de 195 quilômetros a leste da Ilha Roatán, em Honduras, e a 425 quilômetros a sudeste do Belize, dirigindo-se para oeste a 22 quilômetros por hora, com vento máximo continuado de 100 quilômetros por hora.

O gráfico publicado pelo NHC mostra a localização da tempestade tropical nesta manhã, assinalada com um círculo laranja, e a previsão da sua trajetória em branco. As regiões em vermelho estão sob aviso de furacão, enquanto as regiões assinaladas a azul estão em alerta de tempestade tropical. Ao mover-se para o interior do continente, o Earl deverá enfraquecer, segundo a previsão do NHC.

No último domingo (31/7), a tempestade provocou a morte a seis pessoas na República Dominicana, quando cabos de eletricidade caíram num ônibus e provocaram um incêndio.


*Fonte: Presstur

Tópicos relacionados