Henrique Santiago   |   29/09/2016 12:17

Iata: Alto consumo de álcool aumenta violência a bordo

O número de acidentes por parte de “passageiros indisciplinados” em aviões aumentou significativamente em 2015. Segundo relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata, 10.854 incidentes foram registrados no período.


Divulgação/KLM
Nem todos os casos de álcool são tão amigáveis quanto o dessa imagem
Nem todos os casos de álcool são tão amigáveis quanto o dessa imagem

O número de acidentes por parte de “passageiros indisciplinados” em aviões aumentou significativamente em 2015. Segundo relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo, Iata, 10.854 incidentes foram registrados no período.

Isso mostra que há um incidente a cada 1.205 voos, quando em 2014 o número alcançou 9.316 imprevistos para cada serviço aéreo. A maioria dos casos envolveu abuso verbal, falha em seguir instruções da tripulação, entre outros comportamentos considerados antissociais.

Uma porcentagem significativa de 11% indica agressão física entre passageiros, equipe de cabine ou danos à aeronave. O abuso de álcool e intoxicação de drogas foi indicado como fator em 23% dos casos, ainda que uma boa parcela, apontou a Iata, tenha sido consumido antes do embarque ou de itens pessoais sem o conhecimento dos funcionários.

Em 2014, a indústria aérea apontou princípios essenciais para uma estratégia balanceada a fim de combater o comportamento do mau passageiro, com base no reforço de uma prevenção mais efetiva e de gestão desses incidentes.

A Iata apoia práticas como o código de boas práticas pioneiro no Reino Unido, que inclui prevenir a intoxicação e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas momentos antes de entrar no avião. Funcionários de bares em aeroportos e duty free devem ser treinados para servir álcool responsavelmente.

Tópicos relacionados