Henrique Santiago   |   08/09/2016 16:38

Terrorismo despenca viagens para a Europa, diz estudo

As viagens de longa distância para a Europa no verão local registram números negativos. Para o período, houve uma queda de 0,9% em comparação com o ano anterior, aponta a Forward Keys, que analisa mais de 14 milhões transações de reserva


Eric Gaillard/Reuters
Registro de atentado em Nice, na França, em julho

As viagens de longa distância para a Europa no verão local registram números negativos. Para o período, houve uma queda de 0,9% em comparação com o ano anterior, aponta a Forward Keys, que analisa mais de 14 milhões transações de reservas aéreas diariamente.

O crescimento a partir do fim de junho e começo de julho, impulsionado pelo campeonato de futebol Liga Europa da Uefa e o encerramento do período religioso muçulmano ramadan duas semanas mais cedo do que em 2015, foi equilibrado pela consequente queda nos últimos dias de julho e no início de agosto.

Os mercados sul e norte-americano foram os únicos a trazer resultados positivos, com alta de 2,5% e 4,6%, respectivamente. África (-2,8%), Ásia-Pacífico (2,4%) e Oriente Médio (-1%) preocupam o continente europeu.

Embora a América do Sul tenha dados satisfatórios, o Brasil poderia ter aumentado a performance do continente. Com queda de 14,7% no verão europeu, a empresa atribui ao País o “sombrio período econômico” como impedidor do aumento de viagens.

De 1º de junho a 31 de agosto, houve uma queda de 1,3% em viagens internacionais para o Reino Unido. Os números baixos seguem para Itália e a Alemanha, com 2,6% e 4,1%, respectivamente. Os índices de queda são ainda mais avassaladores na França (9,6%) e na Turquia (26,7%), principais alvos europeus de ataques terroristas e de problemas políticos, como a tentativa de golpe militar no segundo país.

O OUTRO LADO
Os países “estepes”, ou seja, que estão em segundo plano, têm crescido na preferência dos visitantes internacionais, com crescimentos expressivos para o período, assinalou a Forward Keys: Portugal (5,2%), Dinamarca (5,5%), Espanha (10%), Irlanda (18,1%), Rússia (19%) e Polônia (26,1%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS