Da Redação   |   02/02/2017 20:46

Conselho Europeu quer fechar rota migratória Itália-Líbia

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou hoje que é "viável" fechar a rota migratória do Mar Mediterrâneo que une Itália e Líbia, o que demonstra apoio à ideia que surgiu no início do ano e que será apresentada fo

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou hoje que é "viável" fechar a rota migratória do Mar Mediterrâneo que une Itália e Líbia, o que demonstra apoio à ideia que surgiu no início do ano e que será apresentada formalmente amanhã. "A União Europeia (UE) demonstrou que é capaz de fechar as rotas de imigração irregular, como ocorreu com a rota do Mediterrâneo oriental. Agora é hora de fechar a rota entre Itália e Líbia", afirmou Tusk após um encontro com o premier líbio, Fayez al Serraj.
Pixabay
"Devemos isso a todos que sofrem e arriscam sua vida (na travessia), mas também aos italianos e a todos os europeus", afirmou Tusk. "A UE e a Líbia têm interesses comuns em reduzir o número de imigrantes irregulares que arriscam suas vidas no Mediterrâneo central. O fluxo é insustentável, tanto para a UE quanto para a Líbia, onde os traficantes ameaçam a autoridade do Estado", completou ele. As informações são da Agência ANSA.

O presidente do Conselho Europeu ainda afirmou que o governo italiano já está ciente da ideia. "Conversei com o premier italiano, Paolo Gentiloni, e posso garantir que é (o fechamento da rota) viável. Precisa apenas de determinação", comentou.

Milhares de imigrantes utilizam atualmente a rota pelo Mediterrâneo para chegarem ao continente europeu. A ilha de Lampedusa, no sul da Itália, é um dos principais pontos de desembarque e conta com vários centros de acolhimento a estrangeiros. O fluxo teve um crescimento ainda mais alto quando a rota usada pela Turquia foi encerrada.

O plano de fechar a rota mediterrânea será apresentado pela representante para Política Externa da UE, a italiana Federica Mogherini, em uma cúpula informal em Valeta, Malta. A ideia do plano é treinar a Guarda Costeira da Líbia para ter um controle central das águas territoriais. Além disso, serão destinados ao menos 200 milhões de euros para ações nas fronteiras.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2kY4oz7

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11202 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS