Henrique Santiago   |   24/06/2015 19:32

ABF Expo: lojas físicas e home office inspiram mercado

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) deu início na tarde de hoje (24) no Expo Center Norte, em São Paulo, à 24ª ABF Expo Franchising.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) deu início na tarde de hoje (24) no Expo Center Norte, em São Paulo, à 24ª ABF Expo Franchising. Até o sábado (27) a entidade estima público de 62 mil visitantes, que terá contato direto com 480 marcas de franquias, entre alimentação, vestuário, saúde e bem-estar e turismo - feste total, apenas duas empresas representam o mercado de viagens nesta edição: a TZ Viagens e a Tourlines.

“O turismo apresenta dois perfis distintos: as redes consolidadas no mercado e as que seguem a tendência de nicho de mercado voltado para a internet”, destacou o diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, Claudio Tieghi. Com 1.068 associadas no total, dos quais 19 se enquadram na categoria hotelaria e turismo, o dirigente, por sua vez, considera o número satisfatório. “Muitas das empresas do segmento optam por ser ‘menores’ de maneira independente ou se associam a negócios próprios do trade. Com as associadas, nossa estimativa de crescimento para este ano é de 7% a 9%”, complementou.

A TZ Viagens, por meio de seu CEO, Paulo Manuel, acredita cada vez mais no modelo de negócio. “Nós apostamos cada vez mais nas agências de viagens. Não oferecemos apenas preços competitivos com a da internet. Nossa preocupação com o cliente é 100% na consultoria do acompanhamento no pós-venda”, destacou. Com 26 lojas franqueadas abertas desde 2012, com foco em espaço físico, das quais seis de conversão, Manuel revelou que logo vem mais por aí. “Até o fim deste ano, pretendemos ter 35 lojas abertas e dez em processo de abertura, ao que tudo indica, inauguradas no começo de 2016”, completou.

Confiante no modelo home office, a Tourlines tem atualmente 46 franqueados em um ano no modelo, das quais 40 são representadas por home office e seis são lojas físicas em Vitória. “Nós notamos que o trabalho em casa é a tendência do mercado, sem dúvida. Você não tem chefe, não há custos e você pode trabalhar a hora que quiser”, disse o gerente nacional de Expansão e Implantação da Tourlines, Gustavo Gicovate. “Quem adere [ao home office] passa por treinamentos on-line e presencial, que levam duas semanas no total, um processo muito mais rápido e rentável do que abrir uma loja física”, garantiu.

FRANQUIAS EM NÚMEROS
Em 2014, as franquias de turismo associadas à ABF garantiram um incremento de 0,3% no faturamento ante o ano anterior, enquanto as unidades próprias e franqueadas trouxeram aumento significativo de 19,5%, totalizando 2.674. Já no primeiro trimestre de 2015, o setor cresceu 10% em faturamento e 7% em unidades, contrariando o tão disseminado mau momento político-econômico do Brasil. “Este mercado dissemina a cultura e o espaço geográfico do Brasil que deve ser cada vez mais explorado. Assim, projetamos um crescimento de 15% a 20% em associados no turismo”, finalizou Claudio Thieghi.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS