Renato Machado   |   15/06/2016 15:32

Bradesco e BB lançam novo programa de fidelidade

Bradesco e Banco do Brasil se uniram para entrar com força no mercado de programas de fidelidade. Foi lançada nesta quarta-feira, em sua própria sede, em Alphaville, a Livelo, plataforma de resgate de pontos que traz inovações no formato de aquisição

Renato Machado
Raul Moreira, do Banco do Brasil, Marcelo Noronha, do Bradesco, e Eduardo Gouveia, da Alelo, apresentam o novo programa de fidelidade Livelo
Bradesco e Banco do Brasil se uniram para entrar com força no mercado de programas de fidelidade. Foi lançada nesta quarta-feira, em sua própria sede, em Alphaville, a Livelo, plataforma de resgate de pontos que promete inovações no formato de aquisição de produtos, com investimentos em parcerias e a promessa de ser uma das maiores empresas do segmento no Brasil.

O presidente da Alelo, empresa especializada em cartões-benefícios, e responsável pelo projeto Livelo, Eduardo Gouveia, celebrou o nascimento oficial da empresa, que teve por meses sua plataforma testada por cerca de 15 mil colaboradores em ambiente controlado e restrito ao acesso do público em geral. "Este é um mercado crescente, nascente, que tem muito ainda a entregar em fidelidade às empresas", afirmou. Gouveia exemplificou o nível embrionário do segmento no Brasil ao compará-lo com mercados já consolidados. "O Canadá, por exemplo, tem 45% da população economicamente ativa participando de programas de fidelidade. No Brasil são apenas 9%, é um mercado que tem muito a crescer". A empresa chega para concorrer com marcas consolidadas como Multiplus e Smiles, tendo os dois bancos como força motora e parceiras de peso.

O Livelo funciona justamente como um e-commerce, com catálogo de produtos, carrinho de compras e ainda apresenta comparativo de preços com os fornecedores parceiros do programa. Além de acordo com empresas do segmento de bens de consumo (Fast, Extra.com.br e Topstore), o Livelo também tem parcerias com empresas do segmento de viagens (CVC), operadoras de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo), serviços (Shell), companhias aéreas (Tap e Azul) e outros programas de resgate de pontos (Amigo, da Avianca; Smiles, da Gol; Multiplus, da Latam; e Dotz, do Banco do Brasil).

Questionado sobre uma possível incongruência na parceria entre Livelo e os outros programas de fidelidade, o diretor vice-presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, citou o termo “coopetition”, um neologismo que prega a “cooperação” entre empresas do mesmo segmento (no aumento da sua carta de clientes, por exemplo), ao mesmo tempo em que se mantêm rivais e competem no cotidiano. "Quem se tornar parceiro da Livelo vai ter vantagem, vai crescer por conta da nossa rede de clientes, seja no acúmulo ou na troca dos pontos. A vantagem está nas duas pontas", defendeu o vice-presidente de Negócios de Varejo do Branco do Brasil, Raul Moreira, lembrando que o programa já nasce com cerca de dez milhões de participantes, um dos maiores do País.

Banco do Brasil e Bradesco, que dividem a participação da empresa de forma igualitária, são os únicos bancos participantes por enquanto. A migração de seus próprios programas de vantagens para o Livelo ocorrerá de forma gradual – o Banco do Brasil promete a transferência completa até o final de 2016 e o Bradesco acredita finalizar o processo no início de 2017. Noronha deixou claro, no entanto, que a Livelo “está aberta a todos os bancos que quiserem participar. É um programa multiopções, multimoedas, multibandeiras, multiparceiros”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS