Roberta Queiroz   |   19/07/2016 08:27

60% dos brasileiros pesquisam e reservam na internet

Sites de pesquisas e reservas já são utilizados por 60% dos brasileiros, enquanto as redes sociais são recorridas por 45%, afirma a última pesquisa do buscador Momondo.


A busca de informações e inspirações para planejar as férias deixou de ser assunto exclusivo dos agentes de viagens, revistas e jornais há algum tempo. Sites de pesquisas e reservas já são utilizados por 60% dos brasileiros, enquanto as redes sociais são recorridas por 45%, afirma a última pesquisa do buscador Momondo.

O estudo analisou os hábitos de viagem de 20 países. Segundo ele, o Brasil é o que mais faz uso da Internet para este fim, à frente de países como China, (54% sites; 31% redes) e Itália (53% sites; 19% redes). Apesar disso, os brasileiros continuam explorando formas tradicionais para decidir seu próximo destino: 43% buscam orientações nas agências de viagens físicas e 51% também levam em consideração a opinião de parentes e amigos.

REDES SOCIAIS
Dos brasileiros que garantiram utilizar redes sociais como inspiração para viagens, 81% navegam pelo Facebook para colher informações. Considerando idades entre 18 e 55 anos, o índice de uso é igual ou maior que 80% e diminui somente na faixa dos 56 aos 65 anos, em que o favoritismo do site cai para 60%. O Brasil é o que mais aproveita a mídia no mundo, seguido dos turcos (74%) e portugueses (61%). Outras redes sociais que se destacam entre os brasileiros no quesito pesquisa são Instagram (48%) e Whatsapp (48%) e Twitter (37%).

O responsável pela operação da Momondo no Brasil, Pedro Correia, comentou os resultados. “Notamos que as pessoas têm buscado maior autonomia ao planejar viagens e o mundo digital permite isso, seja pela comodidade de poder resolver tudo de qualquer lugar ou até pela possibilidade de economizar”, argumentou. “Os brasileiros são muito conectados e naturalmente recorrem a essas ferramentas online”, completou.

INFLUÊNCIAS E OUTROS HÁBITOS
O levantamento questionou o que os brasileiros levam em conta na hora de escolher o voo. As respostas mostraram que 51% dos viajantes prezam pelo preço, seguido por hora adequada (54%) e voo direto (33%). O preço como elemento decisivo no planejamento foi compartilhado com os demais países avaliados.

A antecipação na compra de passagens também consta no perfil do brasileiro. A maioria dos entrevistados (28%) finaliza essa tarefa de dois a três meses antes da data marcada, 24% prefere fechar a compra com um mês de antecipação e 7% compra na mesma semana da viagem.

“A possibilidade de economizar é importante para os brasileiros e comprar a passagem com antecedência contribui muito para isso”, destacou Correia. Recentemente, um levantamento da Momondo apontou que 53 dias de antecedência é o tempo ideal para conseguir passagens aéreas pelos menores preços, até 26% mais baratas”, esclareceu.

Quando o assunto é hospedagem, 71% dos viajantes do Brasil faz a reserva antes de viajar, 17% procura garantir ao menos dois dias numa acomodação para depois estenderem, caso seja necessário, e 8% buscam ou fecham a estadia assim que desembarcam no destino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Colaboração para o Portal PANROTAS

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!