Janize Colaço   |   05/09/2016 12:57

Consultor dá orientações sobre etiqueta empresarial

Poucas pessoas têm plena noção da importância da etiqueta empresarial, que muitas vezes é deixada de lado em ambientes de trabalho. Tida como um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, a etiqueta profissional incrementa o perfil profis

Poucas pessoas têm plena noção da importância da etiqueta empresarial, que muitas vezes é deixada de lado em ambientes de trabalho. Tida como um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, o manual incrementa o perfil profissional além das competências técnicas e, juntas, são capazes de alcançarem promoções melhores e oportunidades de carreira.

Pensando nisso, o consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, separou algumas dicas.

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1 - Roupas discretas são as mais recomendáveis no ambiente de trabalho. Modismo, cores berrantes, dentre outros, devem ser evitados. É preciso levar em conta a seriedade que se deseja transmitir e, dependendo do tipo de vestimenta, a mensagem enviada não condiz com o esperado.

2 - O ditado "a primeira impressão é a que fica" deve ser levado a sério. Portanto, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato. É preciso saiba ouvir e falar na hora certa, destaca Bazzola. Ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

3 - Busque sempre olhar nos olhos das pessoas com quem se comunica. Preste atenção no que estão falando e não se distraia durante a conversa. Se manter ativo no diálogo, quando realmente sabe do que o assunto se trata, é bastante importante.

4 - Evite cruzar os braços ou se sentar de maneira desajeitada. É importante manter uma boa postura e estar confortável.

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5 - Seja organizado. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

6 - Mantenha um bom relacionamento com os colegas. Apesar de manter o foco no próprio trabalho ser uma tarefa importante, converse com as demais pessoas que compõem o ambiente. No entanto, evite assuntos de cunho pessoal ou o que exponha alguma outra pessoa. Outra dica importante é manter um tom de voz adequado.

7 - A utilização de celulares durante o expediente às vezes é inevitável, porém não o faça constantemente. Evite ligações pessoais e, caso estas ocorram, busque ir a um local privado. Aplicativos de troca de mensagens também é dispersivo – além de causar incômodos com o som das notificações.

8 - Feitas de maneira equilibrada, as brincadeiras e o bom humor tornam o ambiente de trabalho mais leve e descontraído. É preciso, porém, ser precavido e evitar piadas que promovam preconceitos ou que façam gozações de cunho pessoal aos colegas.

9 - Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros – muitas vezes divergentes – até se alcançar um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, também, ceder.

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