Vitor Ventura   |   27/10/2016 16:56

MTur afirma que Airbnb, "do jeito que está, não pode ficar"

Pressionado pela indústria hoteleira, o novo Ministro do Turismo, Marx Beltrão se reuniu com o diretor-geral do Airbnb no Brasil, Leo Tristão, ontem à tarde, em seu gabinete. O ministro diz que não quer proibir o Airbnb no país, e que quer buscar um “

Pressionado pela indústria hoteleira, o novo Ministro do Turismo, Marx Beltrão, se reuniu com o diretor-geral do Airbnb no Brasil, Leo Tristão, ontem (26) à tarde, em Brasília. O ministro diz que não quer proibir o Airbnb no País, e que quer buscar um “bom termo” para todos, mas também afirmou: “do jeito que está, não dá para ficar”.

Emerson Souza
A grande disposição do governo para tratar o assunto causou repercussões imediatas no próprio setor. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Dilson Jatahy, se mostrou satisfeito com a postura do ministro, porém afirmou que "é de se estranhar que haja qualquer proposta de tratamento diferenciado”.

Logo após ter assumido a cadeira de Ministro, Beltrão já recebeu dos gerentes da associação 13 propostas para o caso, onde a regulamentação do serviço era colocada como mais importante. A ABIH alega que a crise hoteleira atual é incrementada pelo grande crescimento de serviços como a Airbnb, que hoje não são obrigados a pagar tributos previstos no setor de hospitalidade.

O Airbnb, por sua vez, se diz aberta a debates. Em nota ao site Valor, a Airbnb alegou que teme que essa regulamentação seja para impedir “a inovação e um ambiente de competição”, pois prejudicaria consumidores e a sociedade, pois muitos usuários dependem da renda recebida ao alugar um imóvel ou quarto para uma temporada.

Segundo a empresa, há cerca de 100 mil anúncios ativos no Brasil, onde a renda de um anfitrião chega, em média, a 5,5 mil por ano. Porém, não é somente no Brasil que este tipo de serviço sofre com o governo. Em Nova York, nos Estados Unidos, houve uma lei que barrou o aluguel de alguns apartamentos, por menos de 30 dias, caso o anfitrião não estivesse presente. A medida foi derrubada após pressão popular. Em Barcelona, na Espanha, a justiça ordenou o cancelamento de 234 anúncios de apartamentos, além de ameaçar multar a Airbnb em cerca de 600 mil euros.





*Fonte: Valor

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vitor Ventura

Vitor Ventura tem 275 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS