Artur Luiz Andrade   |   03/01/2017 19:21

Grupo CVC chega a R$ 8,8 bilhões em vendas em 2016

O Grupo CVC, composto pelas empresas CVC, Rextur Advance e Submarino Viagens, vendeu R$ 8,8 bilhões em produtos e serviços de Turismo no ano passado, um crescimento de 1,5% sobre 2015, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela empresa. No quarto trimestre de 2015 o


Emerson Souza
Luiz Eduardo Falco, presidente do Grupo CVC
Luiz Eduardo Falco, presidente do Grupo CVC

O Grupo CVC, composto pelas empresas CVC, Rextur Advance e Submarino Viagens, vendeu R$ 8,8 bilhões em produtos e serviços de Turismo no ano passado, um crescimento de 1,5% sobre 2015, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela empresa. No quarto trimestre de 2016 o crescimento foi de 8,5%, puxado pela melhora nas vendas da consolidadora Rextur Advance. As vendas no último trimestre do ano foram de R$2,3 bilhões.

Contando apenas Rextur Advance e Submarino Viagens as vendas foram de R$ 3,2 bilhões em 2016, uma queda de 6,1%sobre 2015. No quarto trimestre chegaram a R$ 778 milhões, aumento de 0,2%sobre o mesmo período do ano anterior.

OPERADORA
Maior ativo do grupo, a operadora CVC fechou 2016 com R$ 5,5 bilhões, um incremento de 6,5% sobre 2015. No quarto trimestre as vendas foram 13,4% melhores do que no mesmo período de 2015,atingindo R$ 1,5 bilhão.

Por canal, o on-line continuou decepcionando: vendas de R$ 256 milhões no ano, uma diminuição de 6,1%. A CVC acredita que o crédito mais abundante nos canais off-line prejudicaram as vendas on-line em 2016.

Dos R$ 5,5 bilhões, R$ 4,4 bilhões vieram de lojas exclusivas CVC (ou seja, franquias que só vendem produtos CVC) e R$ 919 milhões das chamadas agências de viagens multimarca (ou independentes, que vendem várias operadoras). O crescimento foi de 7,3% nas lojas CVC e de 6,8% nas agências independentes, mostrando que ambos os canais fecharam o ano com força em vendas. No último trimestre do ano as vendas em lojas CVC aumentaram 17% e nas agências multimarca 3,1% (abaixo dos trimestres anteriores, quando houve um aumento bem significativo nas agências independentes).

A CVC fechou 2016 com 1.095 lojas de Lazer e sete exclusivas para intercâmbio. Em 12 meses a CVC abriu 91 lojas,número próximo da meta de 100 novas unidades por ano. O grupo também anunciou,na última semana do ano, a compra da rede Experimento, de intercâmbio, mas para um público de padrão mais elevado, por R$ 41 milhões. O faturamento anual da Experimento é de R$ 100 milhões.

Na prévia de seu balanço, a CVC ainda destacou a retomada das vendas no internacional, o que influenciou também as reservas para os próximos trimestres. No quarto trimestre, as vendas aumentaram 13,4%, sendo que 10,4% quando se contam apenas os embarques no mesm otrimestre, e 15,2% para os trimestres de 2017.

Em 2016 somente a operadora CVC embarcou 3,9 milhões de passageiros, 3,5% a mais que em 2015, num total de R$ 5,3 bilhões em vendas (lembrando que parte dessas vendas foi feita em 2015 para embarque em 2016).

OUTROS DESTAQUES
A CVC ainda destacou em seu balanço o prêmio Golden Tombstone, como a melhor transação financeira do ano na categoria Equity, e o fato de ter entrado pela primeira vez no Top 25 da smarcas brasileiras mais valiosas, segundo a Interbrand/Exame (a operadora ficou na 22ª colocação).

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.