Janize Colaço   |   17/04/2017 17:46

MTur: 81% do trade prevê retomada econômica em 2017

Ao todo, 81% do mercado pesquisado prevê uma retomada do crescimento econômico e o aumento no número de brasileiros viajando pelo País.

Cerca de 81% do mercado pesquisado prevê uma retomada do crescimento econômico
Cerca de 81% do mercado pesquisado prevê uma retomada do crescimento econômico

É com otimismo que o mercado turístico está enxergando o ano de 2017. Ao menos é isso o que a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getulio Vargas, aponta. De acordo com o levantamento, 81% do mercado pesquisado prevê uma retomada do crescimento econômico e o aumento no número de brasileiros viajando pelo País.

Marluce Balbino
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo
A pesquisa, que ouviu os representantes das 80 maiores empresas do trade brasileiro, ainda aponta que todos os entrevistados de segmentos como transporte aéreo, locadoras e operadoras devem realizar investimentos neste ano. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).

“Os resultados comprovam que o Turismo é uma atividade com grande potencial para colaborar com a melhoria do cenário econômico do País nesse momento delicado", avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Além de trabalhar para proporcionar um melhor ambiente de negócios para a atração de investimentos no setor, o ministro ainda destaca o lançamento do Brasil + Turismo - pacote de medidas a fim de desburocratizar o setor e gerar mais empregos e renda.

RESULTADOS 2017
De acordo com os dados obtidos, o percentual médio de investimento em relação ao faturamento é de 6,2%. Destaque para as locadoras de automóveis (23,8%), seguido de organizadoras de eventos (8,7%) e meios de hospedagem (8,2%). Já em relação ao faturamento consolidado, a perspectiva fica na ordem de 7,4% , sendo que as operadoras (14,5%), locadora de automóveis (12,8%) e agências de viagem (11,5%) têm expectativas superiores.

Outro resultado apontado como positivo é em relação ao mercado de trabalho. A pesquisa aponta que os empregos deverão apresentar um leve crescimento de 0,2% com alta nos segmentos de organizadora de eventos (4,7%), agências de viagens (2,3%) e transporte aéreo (1%).


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS