Janize Colaço   |   30/05/2017 11:02

Leis nacionais e internacionais: quais devem ser aplicadas

Por exemplo, processos judiciais que envolvem clientes e companhias aéreas deve ser tratada mediante o Código de Defesa do Consumidor ou os famosos Tratados Internacionais que regulam o transporte aéreo internacional de passageiros?

Pixabay
A legislação brasileira nem sempre está de acordo com os tratados internacionais e isso pode gerar confusões
A legislação brasileira nem sempre está de acordo com os tratados internacionais e isso pode gerar confusões
A legislação nacional e internacional pode gerar ambiguidades sobre as decisões que poderão ser tomadas. Por exemplo, processos judiciais que envolvem clientes e companhias aéreas devem ser tratados mediante o Código de Defesa do Consumidor ou pelos famosos Tratados Internacionais que regulam o transporte aéreo internacional de passageiros?

A questão é polêmica, pois existem diferenças no que o código brasileiro supõe e o que as regras internacionais estipulam. Na blogosfera do Portal PANROTAS, o representante jurídico da Abav Nacional e da Aviesp, Marcelo Oliveira, destaca que, para o agenciamento e operação de viagens, o tema é de extrema importância.

Segundo ele, "em processos que tais empresas estejam arroladas como responsáveis solidárias, de toda forma, a argumentação será imediata e fortemente utilizada".

O tema é amplamente debatido por Oliveira. que ainda destaca que novos desdobramentos deverão vir. Confira o artigo na íntegra no blog Prevenindo.




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS