Janize Colaço   |   31/01/2018 13:30

Empregos no Turismo e eventos voltam a crescer em SP

Segundo pesquisa da Fecomercio, foi o terceiro saldo mensal de empregos positivo seguido, influenciado pela atividade de alimentação

Dreamstime
O mercado de trabalho no setor turístico do Estado de São Paulo cresceu em novembro, pelo terceiro mês consecutivo, conforme aponta a Fecomercio. Após gerar 432 vagas em setembro e 52 em outubro, o segmento criou 76 novos empregos com carteira assinada em novembro no Estado — chegando a um saldo superior a 276 mil vínculos empregatícios.

Dentre as atividades analisadas, cinco abriram vagas de trabalho formal. O destaque vai para os setores alimentícios e de transporte, que disponibilizaram 125 e 103 novas vagas, respectivamente. No entanto, durante o período analisado, as agências de viagens tiveram um saldo negativo, com a redução de 145 postos de trabalho em todo o Estado.

No acumulado do ano, analisado até novembro, as agências e operadoras abriram 598 vagas. O setor de eventos registrou 659 novos vínculos formais, impulsionado pelos serviços de organização de feiras, congressos e exposições na capital paulista, o que totalizou 394 novas vagas.

Em contrapartida, apenas o setor de transportes foi responsável pelo corte de 1,247 vaga, também com queda em hospedagem e alimentação, ambas fecharam 649 postos de trabalho. Somando todos as vagas fechadas e criadas, o saldo negativo ficou em 1.104 postos fechados.

Apesar da tendência negativa, a Fecomercio destaca o crescimento de 5,2% no estoque dos trabalhadores de cultura e lazer, entre os meses de dezembro de 2016 a novembro de 2017. Para a entidade, junto com os bons resultados das agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reserva e pelo setor de eventos, progressivamente a tendência de retração, apontada desde 2014, esteja próxima do fim.

Tópicos relacionados