Janize Colaço   |   17/10/2016 13:23

Senado analisa regulação nacional do Uber com estudo

A Consultoria do Senado Federal publicou um estudo sobre os aspectos legais e econômicos do serviço de transporte, visando, sobretudo, entender os pontos positivos e negativos com a regulamentação da Uber no País.

Divulgação/Uber
A Consultoria do Senado Federal publicou um estudo sobre os aspectos legais e econômicos de serviços de transporte, visando, sobretudo, entender os pontos positivos e negativos com a regulamentação do Uber no País.

De acordo com o consultor legislativo e autor do estudo, Túlio Leal, se o Congresso Nacional entender que o serviço prestado pelo Uber atende ao interesse público, os parlamentares deveriam alterar a legislação para evitar práticas anticoncorrenciais e oferecer uma base legal para que os municípios exerçam sua competência de organizar o transporte de passageiros. De tal maneira, o estudo aborda os argumentos centrais apresentados pelas duas correntes, favoráveis e contrárias a legalidade do Uber.

Os que são pela proibição argumentam que o serviço prestado estaria em desacordo com a Lei 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista. Já os defensores da legalidade do Uber se baseiam no artigo 2° da Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Segundo eles, o transporte público individual remunerado de passageiros seria prerrogativa dos taxistas; já o serviço prestado pelo Uber seria privado individual.

INICIATIVAS DO SENADO
Em 2015 foram apresentados no Senado Federal dois projetos de lei para regulamentar o aplicativo, seguindo roteiros diferentes. O primeiro (PLS) 530/2015, do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), cria uma lei que regulamenta e organiza o sistema de transporte privado individual a partir de provedores de rede de compartilhamento.

O segundo projeto (PLS) 726/2015, do senador Lasier Martins (PDT-RS), modifica as Leis de Mobilidade Urbana (12.587/2012) e do Código de Trânsito Brasileiro (9.503/1997) para disciplinar o serviço de transporte privado individual de passageiros.

As duas propostas estão prontas para a inclusão na ordem do dia no Plenário.


*Fonte: Agência Senado

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS