Roberta Queiroz   |   28/10/2016 20:28

Uber perde na Justiça e deverá registrar dois motoristas

Depois de vencer um processo de direitos trabalhistas, dois motoristas da Uber em Londres deverão sair da categoria autônomo e se tornar funcionários da empresa. Segundo a sentença do tribunal britânico, os motoristas passarão a ter direito a férias pa

Divulgação
Depois de vencer um processo de direitos trabalhistas, dois motoristas da Uber em Londres deverão sair da categoria autônomo e se tornar funcionários da empresa. Segundo a sentença do tribunal britânico, os motoristas passarão a ter direito a férias pagas, salário mínimo e descanso.

Representando James Farrar e Yaseen Aslam, o sindicato GMB classificou a vitória como “monumental”, lembrando que a decisão da justiça pode ter impacto na vida dos mais de 30 mil motoristas ingleses e do País de Gales. A Uber, que irá recorrer à normativa, reiterou que os condutores são autônomos terceirizados.

“A arrasadora maioria de motoristas que usam o aplicativo do Uber querem manter a liberdade e a flexibilidade de poder dirigir quando e onde quiserem”, argumentou o gerente da Uber no Reino Unido, Jo Bertram.

A medida é representativa, na medida em que mexe com uma das principais características do Uber e a flexibilidade do serviço, que é a falta de necessidade de contratar seus motoristas. Resta saber se o critério do judiciário será usado em outras regiões do mundo.


*Fonte: Exame

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS