Rodrigo Vieira   |   27/10/2016 15:07

Para geeks: Comic Con SP passa a vender via agências

De 1º a 4 de dezembro, São Paulo vai se tornar cenário para uma das maiores aventuras degeeks do mundo. São 200 mil fãs de filmes, séries, quadrinhos, jogos eletrônicos, desenhos animados, fantasias e livros reunidos na capital paulista. Trata-se da Com


Emerson Souza
Erica Arikawa, head de operações logísticas da CCXP Quest, e Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete
Erica Arikawa, head de operações logísticas da CCXP Quest, e Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete

De 1º a 4 de dezembro, São Paulo vai se tornar cenário para uma das maiores aventuras de geeks do mundo. Serão 200 mil fãs de filmes, séries, quadrinhos, jogos eletrônicos, desenhos animados, fantasias e livros reunidos na capital paulista. Trata-se da Comic Con Experience (CCXP), que chega a seu terceiro ano na cidade. San Diego, na Califórnia, que estreou o evento em 1970, demorou 30 anos para atingir 100 mil participantes. São Paulo conseguiu mais de 100 mil na primeira edição e será a maior do mundo em número de participantes se atingir os esperados 200 mil na terceira, em 2016.

Cerca de 115 mil metros quadrados do São Paulo Expo estarão ocupados pela feira geek. Aproximadamente R$ 200 milhões serão movimentados na capital paulista trazidos por um público composto por 50% da Grande São Paulo e 50% de outros Estados e países. Aproximadamente 100 artistas e autores internacionais enlouquecerão os jovens fãs de entretenimento e fantasia.

Mas e o Turismo? Os organizadores do megaevento – entre os quais está o Grupo Omelete – acabam de criar, por meio da CCXP Eventos, uma operadora, a CCXP Quest, para rentabilizar esse enorme fluxo de geeks. E os agentes de viagens têm uma oportunidade de vender um nicho em franca expansão no País. Para se ter uma ideia, todos os hotéis da Atlantica na capital paulista estão 100% fechados para o evento. São 14 unidades exclusivamente destinadas para os participantes, e é claro que esses hotéis de três a cinco estrelas estarão ambientados conforme o universo nerd. Elevadores, chocolates, aviso de porta, decoração, pôsteres exclusivos e vários outros detalhes, todos com a temática de super-heróis, vilões e outros personagens, compõem a experiência hoteleira.

Divulgação Omelete
Elevadores dos hotéis parceiros da CCXP em 2015
Elevadores dos hotéis parceiros da CCXP em 2015


A Atlantica só tem a comemorar. Dezembro já é um mês de baixa em São Paulo, e os finais de semana são sempre complicados em termos de ocupação para hotéis de perfil corporativo. Está aí, portanto, uma oportunidade única de gerar receita. “Nunca presenciamos nada desse porte, e, desde o ano passado já ficamos impressionados com a procura dos fãs pelos hotéis parceiros do evento”, afirma a gerente sênior de Mice, Elian Zanelato.


Divulgação Omelete
Sinalização de portas para os geeks da CCXP
Sinalização de portas para os geeks da CCXP

Em 2015, cinco hotéis da Atlantica entraram na parceria e foram dois mil pernoites contabilizados em um final de semana, mas a experiência era ainda um laboratório. O resultado foi satisfatório, a parceria cresceu, e nenhum hotel Atlantica em São Paulo estará disponível para quem não seja geek de 1º a 4 de dezembro de 2016. “É como se fosse uma terceirização. Cedemos o espaço e a infraestrutura e a Comic Con Experience cuida do restante.” As reservas estão abertas desde abril, e a procura cresce cada vez mais com o aproximar do evento, segundo Elian.

OPORTUNIDADE PARA AGÊNCIAS

Mas não é só sobre hotéis. “Nosso lema é ser épico desde o primeiro contato com o fã. A intenção é criar a mais inesquecível das experiências, é fazer o passageiro se sentir na Disney do mundo geek, então temos uma grande responsabilidade em satisfazer a alta expectativa do público. Se não for para ser épico, não fazemos, e nossa operação no Turismo seguirá essa linha”, garante o CEO do Grupo Omelete, Pierre Mantovani.

À frente da operadora, Erica Arikawa afirma que a ideia é oferecer pacotes customizados. “Cada fã tem um perfil e os primeiros agentes que vieram nos procurar já demonstram essa demanda diferente em cada caso, portanto estamos desenvolvendo pacotes tailor made”, aponta a gerente da CCXP Quest. “O que não falta, porém, é valor agregado para os fãs que se hospedarem nos hotéis oficiais.”

Seu e-mail para contato e negócios é erica@ccxp.com.br.

NORDESTE
Em 2017, a CCXP vai se aventurar por Pernambuco, na região metropolitana de Recife, com a CCXP Tour Nordeste. São esperadas entre 60 e 80 mil pessoas, e a operadora de Turismo do grupo vê aí outra grande oportunidade de vender pacotes. O público do sudeste deve ser o principal alvo.

INTERNACIONAL
Há planos, ainda não muito concretos, de levar os passageiros da CCXP Quest para viagens ao Exterior. Visitas a estúdios de cinema, de televisão e de quadrinhos serão os principais roteiros. Esse tipo de operação já existe no Brasil em outros grupos. As feiras Comic Con de fora do Brasil também podem ser oportunidades de venda.

Mais informações sobre a feira, acesse www.ccxp.com.br.

*Notícia atualizada às 15h do dia 28/10, informando que a CCXP Quest pertence à CCXP Eventos

Tópicos relacionados