Roberta Queiroz   |   29/11/2016 09:31

CVC investe e locação de carros dobra no nacional; confira

Uma das apostas da CVC no ano passado foi o investimento consistente no departamento de locação de carros. Agora, meses depois, a iniciativa começou a render frutos e dar sinais de consolidação. De janeiro a setembro, o volume de vendas nacionais das agência

Uma das apostas da CVC no ano passado foi o investimento consistente no departamento de locação de carros. Meses depois, a iniciativa começou a render frutos e dar sinais de consolidação.

De janeiro a setembro, o volume de vendas nacionais das agências multimarcas nessa área cresceu 116% e dobrou o saldo registrado em 2016 – período em que o produto chegou a patinar devido aos processos de mudança. Já a receita do internacional aumentou 44%. Atualmente, a CVC possui por volta de cinco mil agências multimarcas distribuídas pelo Brasil.

Quem informou os dados foi o gerente de Produtos Carros da CVC, Flávio Ribeiro. Segundo o executivo, a desmistificação do produto foi crucial para alcançar o retrospecto positivo.

“Temos um potencial enorme de crescimento. A locação de carros é um forte produto agregado para o agente de viagens colocar na prateleira. A venda é natural e complementar ao hotel, aéreo e aos passeios”, explicou Ribeiro, enfatizando a necessidade de conhecer o produto a fundo para garantir incrementos na receita.

Divulgação/CVC
Ribeiro assumiu o cargo, até então ocupado por Ricardo Kaiser, em fevereiro deste ano
Ribeiro assumiu o cargo, até então ocupado por Ricardo Kaiser, em fevereiro deste ano

PRINCIPAIS AÇÕES
O fôlego do departamento foi renovado a partir de ações pontuais. Três, em especial, receberam destaque de Ribeiro. O aumento de locadoras parceiras está entre elas. Dentro do Brasil, a CVC possui alianças com Movida, Localiza, Hertz, Avis e Unidas. Já no Exterior as empresas são Hertz, Dollar, Thrifty, Alamo, Avis e Budget.

Quando o assunto é tecnologia, o gerente citou a implantação do sistema da Travelport. “Antes, atuávamos apenas com o sistema de reserva GDS e, com a chegada do Travelport, nosso inventário de lojas e conteúdo ampliou”, disse. “A importância da mudança não transparece diretamente no dia a dia do agente, mas é capaz de reduzir o tempo de resposta consideravelmente”, completou.

Para atingir mais profissionais e viajantes, a operadora também decidiu disponibilizar o produto em todos os canais de venda, o que inclui agentes multimarcas, Submarino e Rextur Advance. “Dessa forma, conseguimos atender todo o trade de acordo com as suas necessidades e garantindo margens competitivas para o agente de viagens”, pontuou.

OFERTA
Questionado sobre os critérios para a divisão da oferta entre as locadoras, Ribeiro destacou o preço e a qualidade do produto como principais influenciadores. A CVC, vale lembrar, possui pré-requisitos para aceitar uma empresa como parceira. Quilometragem livre, proteção ao veículo, proteção de danos a terceiros e taxas administrativas – no caso do Brasil –, por exemplo, devem estar incluídos no produto.

EQUIPE
O departamento de locação de carros da CVC é formado, basicamente, por quatro pessoas. Responsável pela gerenciamento, Flávio Ribeiro responde pelas negociações com as locadoras e se reporta ao diretor de Produtos Nacionais , Claiton Armelin. Ribeiro conta ainda com as analistas Taís Uiras, Luciane Ernandes, Michelle Gonçalves, que acompanham a operação do produto e o relacionamento com lojas e agências.

FUTURO
Fortalecimento da estratégia comercial. De acordo com Ribeiro, esse é o principal projeto da CVC para o departamento em 2017. Por meio de ações de relacionamento e marketing, a operadora pretende estreitar o relacionamento com o agente e sanar dúvidas de forma “direta e descontraída”.

“Isso acontecerá por meio de eventos com todas as locadoras parceiras e que vão percorrer todo o País, desde os grandes centros até o interior”, revelou. “Também iremos promover famturs focados na locação de carros para dar prosseguimento à desmistificação do produto”, acrescentou.

Estender o portfólio de destinos, por meio de novas parcerias e incentivos àquelas que já existem, também está na mira da CVC. Hoje, o produto é oferecido em todo Brasil, América Latina e Estados Unidos. Turistas podem usufruir do serviço nos principais países da Europa, exceto no Leste, além de alguns situados no Caribe.

“Queremos incrementar a oferta no Caribe em 2017 e tentar penetrar nos mercados da África, Ásia e Oceania”, sinalizou Ribeiro, lembrando que esse cenário depende da atuação das locadoras em cada região.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS