Janize Colaço   |   20/10/2016 13:33

Burocracia impede que País tenha mais parques temáticos

A importância dos parques temáticos para o Turismo brasileiro foi tema de uma audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (18). O encontro foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Herculano Passos (PSD-S

A importância dos parques temáticos para o Turismo brasileiro foi tema de uma audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (18). O encontro foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Herculano Passos (PSD-SP), e serviu para discutir as barreiras que atrapalham o desenvolvimento de empreendimentos no setor.

do Qualidade Online

Ao todo, o Brasil conta com 28 parques temáticos que, somente em 2015, atraíram 17 milhões de visitantes e faturou R$ 1 bilhão. "O impacto dos parques no Turismo é imenso, veja o exemplo dos Estados Unidos. Mas o Brasil está engatinhando neste segmento, mesmo apresentando crescimento de 15% ao ano. No entanto, poderia crescer muito mais se tivesse incentivo do governo, principalmente da importação dos brinquedos e redução de impostos para incentivar os investimentos", afirmou o deputado.

Entretanto, a expansão do negócio esbarra em gargalos domésticos, como impostos elevados e legislação inflexível. Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, é preciso remover os obstáculos para que mais empreendimentos deste tipo sejam instalados no País e para que os já existentes possam se manter ou expandir. "Na medida em que você convida o investidor para vir investir e ele tem insegurança jurídica, ele não vem. Então nós precisamos de uma boa legislação trabalhista, que entenda a flexibilidade necessária do Turismo, incentivos creditícios razoáveis e um conjunto atrativo para o investidor."

MAIS DIFICULDADES
Para os empreendedores, as barreiras no setor também prejudicam as inovações. "Qualquer parque tem como obrigação reinvestir. Com isso, os visitantes voltam, a capacidade operacional cresce e a máquina gira de uma maneira positiva", destacou o presidente do Beach Park, Murilo Pascoal.

O incentivo fiscal e de infraestrutura e segurança jurídica são outros fatores também levados em conta que, atualmente, não correspondem as expectativas de empresários. O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, por sua vez, disse que a redução dos impostos é prioridade da pasta no Congresso. "É preciso créditos especiais e juros adequados para reformas e novos empreendimentos", afirmou.

Ainda de acordo com o ministro, o Poder Executivo atualmente trabalha junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para reduzir as barreiras da importação e possibilitar um melhor desenvolvimento dentro do setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS