Movida

Janize Colaço   |   20/04/2017 18:59

Descubra quem são os donos dos parques Disney

Pode parecer confuso para alguns, porém a Disney não é dona de 100% de seus complexos espalhados em todo o mundo.

Divulgação/Disney

Pode parecer confuso para alguns, porém a Disney não é dona de 100% de seus complexos espalhados em todo o mundo. Ela, assim como outros parques temáticos, fez parcerias com empresas e governos locais para expandir seus negócios - que auxiliam nos custos de construção e manutenção das atrações.

Para quem tem curiosidade de saber quem são os verdadeiros donos da Disney, confira a lista a seguir.

DISNEYLAND RESORT (CALIFÓRNIA)

Para construir o primeiro parque, em 1955, a Walt Disney Company precisou ceder parte de suas ações a investidores. O complexo já teve como principais acionistas, em seus primeiros anos, a American Broadcasting-Paramount Theatres, empresa-mãe do canal ABC Television (hoje propriedade da Disney). Após tentativas de recuperar 100% do capital, somente em 1982 a família Disney conseguiu novamente os direitos. A posse do Disneyland Hotel só foi adquirida em 1988.

WALT DISNEY WORLD RESORT (FLÓRIDA)
Divulgação

A Walt Disney Company não só é dona do Walt Disney World Resort, mas tem também o controle governamental sobre esta vasta propriedade. Uma entidade especial foi criada pela legislatura da Flórida, chamada Reedy Creek Improvement District, para dar à Disney a autoridade sobre o planejamento e desenvolvimento do local. Apesar disso, os dois primeiros hotéis eram inicialmente propriedades siderúrgica U.S. Steel até 1971. Atualmente, a Disney é dona de todas as ações do parque, porém teve de ceder parte do terreno original.

DISNEYLAND PARIS RESORT (FRANÇA)
Divulgação / Disneyland Paris

O antigo resort Euro Disney, hoje conhecido como Disneyland Paris Resort, é operado pela Euro Disney S.C.A.. A companhia é 76,7% propriedade da Walt Disney Company. O restante se divide entre a Kingdom Holding Company e alguns investidores privados. De acordo com a empresa, o restante do capital é dividido em 10% do Kingdom Holding Company e 13,3% de investidores privados.

TÓQUIO DISNEY RESORT (JAPÃO)
Divulgação / Tokyo Disney Resort

O primeiro empreendimento da Disney fora dos Estados Unidos não tem participação da empresa que leva o nome em seu capital. Os parques Tokyo Disneyland e Tokyo Disney Sea são de propriedade e operados pela Oriental Land Company. Por conta disso, o resort paga à Disney uma taxa de licenciamento pelo direito de uso de nomes e personagens, além disso, todas as atrações são criadas pelos Imagineers da Disney.

HONG KONG DISNEYLAND RESORT
Facebook/Hong Kong Disneyland

O primeiro resort chinês da Disney é propriedade da joint venture Hongkong International Theme Parks Limited, cujas ações são divididas entre o governo de Hong Kong (53%) e a Walt Disney Company (47%). Apesar de não ser a proprietária majoritária, a Disney supervisona as operações do empreendimento.

XANGAI DISNEY RESORT
Divulgação

Semelhantemente a outra unidade chinesa, o resort em Xingai tem participações majoritárias do governo chinês (57%) e minoritárias da Disney (43%). Assim como em Hong Kong, o resort em Xangai é operado pela Disney.


*Fonte: Parkaholic

conteúdo original: http://bit.ly/2oPyVmT

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias