Janize Colaço   |   12/09/2016 14:20

Cerca de 19% dos perfis de grandes marcas são falsos

Um a cada cinco perfis de grandes marcas nas redes sociais são falsos, aponta o relatório de cibersegurança e fraude em redes sociais, da empresa Proofpoint. De acordo com o levantamento realizado em 4.840 contas como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, 902 (19%) eram&

Um a cada cinco perfis de grandes marcas nas redes sociais são falsos, aponta o Relatório de Cibersegurança e Fraude em Redes Sociais da empresa Proofpoint. De acordo com o levantamento realizado em 4.840 contas como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, 902 (cerca de 19%) eram falsas.
Rawpixel/Shutterstock
Tais contas, associadas a marcas como BMW, Capital One, Chanel, Amazon, Directv, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks, foram criadas para gerar receita fraudulenta de publicidade, roubar dados dos usuários ou vender produtos falsificados na rede.

Ainda segundo a pesquisa, a criação de contas fraudulentas está crescendo. Nos três primeiros meses de 2016 foram identificadas 500 novas contas ao mês. Já no segundo trimestre, o número saltou para 600.

A Proofpoint alerta que a publicidade nas redes sociais, apesar de em primeiro momento ser vantajoso para determinadas empresas, também possibilita os chamados “cibercrimes” e outros tipos de fraudes, que visam roubar dados ou enganar clientes – além de prejudicar a imagem das marcas originais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS