Brunna Castro   |   05/01/2017 14:05

MIT: compartilhar carros reduz trânsito em até 75%

O tempo perdido no trânsito representa um desperdício não apenas para os indivíduos, mas também para as cidades.

O tempo perdido no trânsito representa um desperdício não apenas para os indivíduos, mas também para as cidades. Estudos apontam que nos Estados Unidos, por exemplo, o trânsito representou em 2015 uma perda de US$ 160 bilhões, além de gastos como 3 bilhões de galões de combustível e 7 bilhões de horas de tempo perdido em congestionamentos.
Free Images
Trânsito nas ruas de Nova York
Trânsito nas ruas de Nova York

Alternativas a esse cenário têm surgido nos últimos anos e uma delas é o uso compartilhado de carros através de aplicativos como Uber e Lyft. Um novo estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) aponta que trata-se de uma boa solução para as cidades: serviços dessa natureza reduzem em 75% o número de veículos nas ruas e, consequentemente, o trânsito.

A pesquisa desenvolveu um algoritmo que descobriu que 3 mil carros ocupados por quatro passageiros cada conseguem suprir em 98% a demanda por táxis em Nova York, com uma espera média de 2,7 minutos.

Dessa forma, o estudo aponta que opções de compartilhamento como Uber e Lyft podem desempenhar um papel importante na redução do congestionamento, auxiliando também em questões ambientais como poluição e consumo de energia.

Uma demonstração visual do estudo, com legendas em inglês, está disponível no vídeo a seguir.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS