Brunna Castro   |   05/01/2017 14:05

MIT: compartilhar carros reduz trânsito em até 75%

O tempo perdido no trânsito representa um desperdício não apenas para os indivíduos, mas também para as cidades.

O tempo perdido no trânsito representa um desperdício não apenas para os indivíduos, mas também para as cidades. Estudos apontam que nos Estados Unidos, por exemplo, o trânsito representou em 2015 uma perda de US$ 160 bilhões, além de gastos como 3 bilhões de galões de combustível e 7 bilhões de horas de tempo perdido em congestionamentos.
Free Images
Trânsito nas ruas de Nova York
Trânsito nas ruas de Nova York

Alternativas a esse cenário têm surgido nos últimos anos e uma delas é o uso compartilhado de carros através de aplicativos como Uber e Lyft. Um novo estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) aponta que trata-se de uma boa solução para as cidades: serviços dessa natureza reduzem em 75% o número de veículos nas ruas e, consequentemente, o trânsito.

A pesquisa desenvolveu um algoritmo que descobriu que 3 mil carros ocupados por quatro passageiros cada conseguem suprir em 98% a demanda por táxis em Nova York, com uma espera média de 2,7 minutos.

Dessa forma, o estudo aponta que opções de compartilhamento como Uber e Lyft podem desempenhar um papel importante na redução do congestionamento, auxiliando também em questões ambientais como poluição e consumo de energia.

Uma demonstração visual do estudo, com legendas em inglês, está disponível no vídeo a seguir.


Tópicos relacionados