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Brunna Castro   |   23/05/2017 13:51

Agências de intercâmbio registram alta de 14% em 2016

Com alta no número de agências de intercâmbio, o mercado de intercâmbios demonstrou recuperação em 2016.

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Com alta no número de agências de intercâmbio, o mercado de intercâmbios demonstrou recuperação em 2016. É o que aponta a prévia da pesquisa Pesquisa Selo Belta 2017, divulgada hoje durante o 3º Fórum Brasil de Educação Internacional, que acontece em São Paulo. No ano passado, o estudo indica um crescimento médio de 14% em relação aos produtos comercializados pelas agências de intercâmbio associadas e não associadas à Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). A alta foi de 11% em relação às agências associadas. Os dados comparam os resultados de 2016 em relação aos de 2015 e foram apresentados pela presidente da Belta, Maura Leão.

PRODUTOS

Os principais produtos comercializados pelas empresas de intercâmbio, segundo a análise da Belta e em ordem de importância, foram: curso de idioma; curso de idioma com trabalho temporário; curso de férias para jovens; seguro saúde para viagem; ensino médio; emissão de passagens aéreas; curso profissional, certificado ou diploma; assessoria para vistos; graduação; e, por fim, operações de câmbio.
Emerson Souza
Maura Leão, presidente da Belta
Maura Leão, presidente da Belta

FOCO PROFISSIONAL
A busca pelo aprendizado de um novo idioma aparece como o principal objetivo para o investimento no intercâmbio. Outros objetivos relacionados à carreira profissional do viajante também aparecem em destaque na pesquisa, como investimento na formação acadêmica, busca por diferenciação no currículo em relação ao mercado de trabalho e aumento da empregabilidade.

DESTINOS
O destino mais procurado pelos brasileiros para a realização de um intercâmbio é o Canadá. Na sequência, o estudo destaca países como Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Nova Zelândia. O top 10 de destinos para intercâmbio se completa com Malta, África do Sul, Espanha e Alemanha.

A prévia da pesquisa da Belta, que conta com 90 respondentes, teve como público-alvo gestores de agências de intercâmbio, franqueados, supervisores, gerentes e donos ou representantes de marcas de intercâmbio.

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