Movida

Maria Izabel Reigada   |   09/06/2016 10:23

Deputado levará ao Itamaraty proposta de Visa Waiver

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) deve levar pessoalmente ao ministro das Relações Exteriores, José Serra, também do PSDB, o debate sobre a extensão da isenção de visto para turistas de algumas nacionalidades. “Devemos ampliar o


Alex Ferreira/Agência Câmara
O deputado federal pelo PSDB, Otávio Leite, quer a isenção de vistos para estrangeiros

BRASÍLIA – O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) deve levar pessoalmente ao ministro das Relações Exteriores, José Serra, também do PSDB, o debate sobre a extensão da isenção de visto para turistas de algumas nacionalidades. “Devemos ampliar o Visa Waiver que a Olimpíada do Rio nos proporciona, estendê-lo e aumentar os recursos de promoção do Brasil”, disse o deputado, referindo-se à isenção temporária de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, já em vigor. “Vou me empenhar nessa direção, trabalhar firme aproveitando a oportunidade de ter nas Relações Exteriores um ministro do meu partido”, disse.

Um dos parlamentares mais preocupados com a captação de turistas estrangeiros para o Brasil, o deputado requereu audiência pública logo após a reunião da Comissão de Turismo da Câmara, na tarde de ontem, para debater o tema. “É lamentável, mas a ausência de recursos financeiros e políticas prévias fazem com que a gente desperdice uma oportunidade que não se repetirá tão cedo na história do Brasil”, disse o deputado, sobre os Jogos Olímpicos do Rio.

Na audiência, Otávio Leite apresentou os números do orçamento da Embratur para promoção turística no Exterior em 2014, 2015 e neste ano. “Os recursos são poucos e não são completamente executados. Em 2014, foram R$ 117 milhões, sendo que a execução foi de cerca de 46%”, disse. No ano seguinte, segundo os dados apresentados, o orçamento para promoção internacional alcançou R$ 165 milhões, sendo apenas R$ 37 milhões executados, ou 22% do montante. “Neste ano, até o momento, a execução foi de R$ 11 milhões, ou 16% dos R$ 74 milhões que a Embratur tem para promoção internacional. É muito pouco”, desabafou.

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