Rafael Faustino   |   22/06/2016 17:16

FBHA envia carta a Temer pedindo Lummertz no MTur

A entidade enviou carta ao presidente interino para tentar convencê-lo de que se trata da melhor opção para o posto de ministro.

Emerson Souza
Vinicius Lummertz

O vácuo presente no Ministério do Turismo desde o pedido de demissão de Henrique Alves continua gerando debates. Entre o surgimento de possíveis substitutos, rumores de fim da pasta e alocação dentro de outra, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) anunciou hoje apoio oficial à indicação do ex-presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, para o cargo.

A entidade enviou carta ao presidente interino Michel Temer para tentar convencê-lo de que se trata da melhor opção para o posto de ministro. “A sua atuação e envolvimento nos preparativos para os Jogos Olímpicos e a proximidade do evento, com esta magnitude, impõem que tenhamos a certeza de que a condução política do turismo estará sob um comando competente e dinâmico”, afirmam na correspondência.

Lummertz era o presidente da Embratur durante o governo de Dilma Rousseff, e entregou o cargo em março após o rompimento do PMDB de Santa Catarina com o governo. Após o afastamento da presidente, ele foi reencaminhado ao cargo por Michel Temer, mas sua segunda posse ainda não foi oficializada.

Confira a íntegra da carta da FBHA:

No atual e delicado momento por que passa o Brasil, em meio à sua mais grave crise econômica, o turismo desponta como a atividade econômica que mais rapidamente poderá ajudar o País a emergir da recessão e retomar os trilhos do crescimento e do desenvolvimento sustentável. Os inúmeros países que pontificaram o turismo como atividade de alavancagem do desenvolvimento social e econômico comprovam a viabilidade de adoção de política assemelhada.

É preciso deixar para trás a imagem de "país do futuro" para consolidar uma nova realidade como "país do presente", o que impõe a necessidade de termos à frente de uma Pasta tão importante quanto o Ministério do Turismo um nome da envergadura de Vinicius Lummertz, cujo currículo - desde a sua formação acadêmica até a vasta, competente e comprometida atuação como presidente da Embratur - endossa a escolha.

A sua atuação e envolvimento nos preparativos para os Jogos Olímpicos e a proximidade do evento, com esta magnitude, impõem que tenhamos a certeza de que a condução política do turismo estará sob um comando competente e dinâmico.

O turismo tem tudo para ser o protagonista da nova imagem institucional brasileira, contribuindo com o trabalho já iniciado pelo novo Ministério das Relações Exteriores.

O empresariado brasileiro da cadeia do turismo, que apoiou a sua chegada ao governo por acreditar que as mudanças propostas dariam início a um novo momento para o Brasil, conta agora com esta escolha para que possamos seguir pelo caminho da recuperação do País.

Tópicos relacionados