Diego Verticchio   |   21/07/2016 16:41

MTur: Brasil tem 2,1 mil cidades com potencial turístico

Quinto maior país do mundo territorialmente, o Brasil conta hoje com 2.175 municípios com potencial turístico. Os números fazem parte da mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que analisa e identifica as cidades

Quinto maior país do mundo territorialmente, o Brasil conta hoje com 2.175 municípios com potencial turístico. Os números fazem parte da mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que analisa e identifica as cidades que têm potencial para o turismo. Esses munícipios estão espalhados por 291 regiões turísticas.

Criado em 2004, o mapa chega a sua quinta versão e tem como objetivo principal servir de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. O número de cidades com potencial turístico diminuiu entre as edições de 2013 e de 2016. Na última atualização foram mapeados 3.345 municípios em 303 regiões turísticas em todo o país. Já na versão atual, são 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.



A nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro foi apresentada oficialmente ontem (20/7) aos secretário do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), durante reunião em Brasília. A reunião contou com a presença do ministro interino do Turismo Interino, Alberto Alves.

A reunião serviu também para apresentar informações atuais do Projeto Rio Media Center e Casa Brasil. “Nosso projeto de promoção, com a idealização e realização da Casa Brasil já é realidade e estamos fazendo os ajustes finais para o lançamento no dia 4 de agosto. E nesse espaço, os Estados serão nossa atração principal”, informou Alberto Alves.

Ainda no período da tarde, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) apresentou informações sobre o evento “Expo Internacional de Turismo”, que acontecerá em setembro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS