Diego Verticchio   |   15/09/2016 12:46

Embratur faz 50 anos celebrando 6 milhões de turistas

Criada em 1966 como Empresa Brasileira de Turismo, a Embratur completa em novembro meio século. Naquela época o País recebia 133 mil visitantes. “Dava para identificar os nossos visitantes pelo nome”, brinca o atual presidente da pasta, Vinicius Lummertz. Para celeb


Marluce Balbino
Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário do Rio; Vininicius Lummertz, presidente da Embratur; Alberto Alves, ministro interino do Turismo; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA; e Nilo Sergio, secretário Estadual de Turismo do Rio


Criada em 1966 como Empresa Brasileira de Turismo, a Embratur completa em novembro meio século. Naquela época o País recebia 133 mil visitantes. “Dava para identificar os nossos visitantes pelo nome”, brinca o atual presidente da pasta, Vinicius Lummertz. Para celebrar a data, a Embratur reuniu na Casa Brasil alguns nomes do trade, entre eles o ministro do Turismo, Alberto Alves.

Durante o balanço histórico, Vinicius Lummertz afirmou que o desenvolvimento do setor passa pelas mãos da Embratur, responsável, segundo ele, por “inventar o turismo no Brasil”.

Ao longo dos 50 anos a Embratur mudou de empresa para autarquia, passou a se chamar Instituto Brasileiro de Turismo e em 1990, por conta de um decreto, mudou sua sede do Rio para Brasília, a capital federal.

Em 2003 a Embratur virou um braço do então criado Ministério do Turismo e passou a ter como função principal a promoção do Brasil no exterior. Neste ano o Brasil recebia quatro milhões de visitantes internacionais.

Em 2005 a Embratur criou a Marca Brasil, que passou a acompanhar o Instituto em ações no exterior.

“É um trabalho que vem se desenvolvendo. De 2003 até 2015 o Brasil teve um incremento de 60% dos turistas internacionais. Nesse período aumentamos em mais de 300% o número de eventos realizados”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, pedindo mais atenção e respeito ao setor. “O Turismo é a forma que o Brasil tem de abrir ainda mais nossa economia”, afirmou.

O ex-presidente da Embratur por oito anos, na gestão Fernando Henrique Cardoso, e atual secretário Estadual de Turismo do Rio, Nilo Sergio Fenix, parabenizou o Instituto pela marca, mas alfinetou lembrando que o número de turistas que o Brasil recebe hoje, cerca de 6,4 milhões, é “quase o mesmo de quando era presidente”. “Mas isso vai mudar. O Vinicius e sua competente equipe vão ajudar a encontrar estratégias para impulsionar o número de visitantes”, complementou.

PROJETO 50 ANOS
A Embratur lançou o projeto de 50 anos da entidade, que serão comemorados no mês de novembro. A proposta é realizar ações integradas ao longo de 2017 que fortaleçam o papel da instituição e elevem o patamar de competitividade do turismo brasileiro. Ao lado de líderes empresariais e das principais autoridades do turismo nacional, Lummertz destacou o que considera serem os grandes desafios da Embratur atualmente, diante do cenário de alta competitividade internacional: mudança de modelo institucional da Embratur, posicionamento definitivo do turismo como alavanca econômica do País e atração de investimentos estrangeiros para o setor turístico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS