Movida

Roberta Queiroz   |   15/09/2016 08:20

Turismo pode receber mais verba; Embratur é prioridade

O deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados, Herculano Passos, autorizou ontem (13) a elaboração da primeira emenda parlamentar de comissão relativa ao orçamento do próximo ano. Isso significa que a pasta deverá

O deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados, Herculano Passos, autorizou nesta terça (13) a elaboração da primeira emenda parlamentar de comissão relativa ao orçamento do próximo ano. Isso significa que a pasta deverá receber mais recursos do governo federal em breve, caso a Comissão Mista de Orçamento aprove a proposta.

Divulgação/Comissão de Turismo
Vinicius Lummertz, da Embratur, com Herculano Passos, da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados

A assinatura do documento aconteceu na sede da Comissão e contou com a presença do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e dos diretores do instituto, Gilson Lira e Tufi Michreff Neto. Lummertz garantiu que a Embratur será uma das prioridades neste novo orçamento. “Os parlamentares demonstraram que estão muito sensibilizados à relevância do Turismo para a recuperação da economia do nosso País”, disse.

Em julho deste ano, a comissão declarou que entre as dez sugestões apresentadas pelos parlamentares para encaminhamento à Comissão Mista de Orçamento apenas três seriam destacadas como prioridade. “A promoção da imagem de nosso País no mercado externo é crucial neste período pós-olímpico, pois temos que aproveitar o sucesso dos jogos para atrair ainda mais turistas e investidores, gerando renda e empregos”, afirmou Passos.

De acordo com ele, no ano passado, o orçamento da Embratur para divulgação internacional foi de US$ 17 milhões, enquanto o México, por exemplo, disponibilizou US$ 477 milhões. “Dessa forma fica muito difícil ser competitivo na atração de turistas estrangeiros.”

MAIS DETALHES

A segunda emenda assinada por Passos diz respeito aos projetos de infraestrutura turística. A meta é abranger cinco mil projetos em todo o Brasil. Já a terceira emenda trata da qualificação, certificação e produção associada ao Turismo, com meta de qualificar 18 mil pessoas.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias