Henrique Santiago   |   18/04/2017 12:30

Isenção de vistos deve estender a China, Índia e mais

A isenção do documento deve ser estendida para turistas de Arábia Saudita, Catar, China e Índia, adiantou a Embratur.

A liberação de vistos de Turismo para turistas de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão deve injetar mais de R$ 1,4 bilhão na economia brasileira dentro de dois anos. As estimativas otimistas da Embratur para o curto prazo se apoiam na medida prevista no plano Brasil + Turismo, lançada semana passada pelo Ministério do Turismo, que deve ser implementada ao fim deste ano, ainda sem data marcada.

Divulgação/Pixabay
No ano passado, 849 mil turistas dos quatro países isentos visitaram o Brasil, número correspondente a 15% do total dos 6,6 milhões de estrangeiros que desembarcaram no País de janeiro a dezembro. Os visitantes deixaram R$ 539 milhões na economia.

Depois de levar essa facilidade para essas nações consideradas estratégicas, a dispensa do documento deve ser estendida para turistas de Arábia Saudita, Catar, China e Índia, adiantou a Embratur.

Ao fim deste ano, os visitantes de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão poderão fazer todo o processo de solicitação pela internet, como o pagamento de taxas, análise, concessão e emissão do visto eletrônico. A previsão é que o procedimento dure 48 horas. A política de reciprocidade para o fim do documento, no entanto, não é discutida no momento pelas quatro nações beneficiadas.

HISTÓRICO
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, realizados entre julho e setembro, o governo brasileiro liberou temporariamente os vistos para a entrada de australianos, canadenses, estadunidenses e japoneses. Segundo números do Ministério do Turismo, houve aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem nesses destinos em comparação com 2015.

Hoje, o Brasil tem entendimentos bilaterais sobre isenção de vistos com cerca de 90 países.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS