Henrique Santiago   |   28/08/2017 15:18

Câmara analisa nova Lei Geral do Turismo; veja os detalhes

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7413/17, que altera a Polícia de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/08, sancionada pelo ex-presidente Lula.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7413/17, que altera a Política Nacional de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/08, sancionada pelo ex-presidente Lula. De acordo com o governo, a proposta prevê a desburocratização de procedimentos, acompanhar as novas demandas do setor, promover maior integração com a iniciativa privada, entre outros.

Com essa mudança, o projeto amplia o conceito de “Turismo” e retira da esfera federal a atribuição de classificar os prestadores de serviços turísticos.

“De um universo superior a 25 mil meios de hospedagens existentes no País, há hoje apenas 59 efetivamente classificados. Concluiu-se que a classificação de meios de hospedagem, nos moldes adotados pelo governo, estava ineficiente e inadequada aos padrões utilizados pela iniciativa privada”, explicou o Ministério do Turismo.

PROMOÇÃO DO BRASIL
Jhonatan Soares
O ministro do Turismo, Marx Beltrão
O ministro do Turismo, Marx Beltrão

A proposta destaca, ainda, a importância da criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, as chamadas AEITs.

Com o objetivo de estimular a regionalização da atividade, a proposta prevê que o Ministério do Turismo e a Embratur realizam ações de marketing de promoção turística com instituições privadas nacionais ou internacionais.

Para a pasta de Turismo, essa ação é mais que bem-vinda. “A medida permitirá uma maior divulgação e desenvolvimento do turismo no Brasil e no exterior, sendo que a integração com o setor privado possibilitará a implementação de ações que anteriormente seriam consideradas inviáveis por carência de recursos.”

Em relação aos “prestadores de serviços turísticos”, o projeto inclui microempreendedores individuais, empresas individuais de responsabilidade e operadores de cruzeiros marítimos. Esses três não foram abrangidos pela lei aprovada em 2008.

O PL sugere outras modernizações, como a ampliação do entendimento sobre a preservação da identidade cultural na atividade turística a fim de trazer maior envolvimento da população local.

Há também um ajuste no atual dispositivo legal sobre a prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescente, explanando que nenhuma atividade criminosa tem relação com práticas do setor.

DEMANDAS HOTELEIRAS
Emerson Souza
O deputado Herculano Passos é uma das frentes do Turismo em Brasília
O deputado Herculano Passos é uma das frentes do Turismo em Brasília
Uma das maiores reclamações do setor hoteleiro, a taxa do Ecad sobre direitos autorais, é contemplada no projeto de lei. Segundo a proposta, a execução de músicas em quartos de hotéis é considerada de natureza privada e, portanto, não cabe ao empreendimento o recolhimento do imposto.

Ainda, o PL aprova o abatimento de duas horas nas diárias para a limpezas dos quartos entre a saída de um hóspede e a entrada de outro. Para os hotéis, a diária de 24 horas não dá o tempo necessário para a limpeza, ocasionando em muitas.

Sem previsão de aprovação, o projeto tramita em regime de prioridade e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Turismo, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com eventual aceitação, ainda passará pelo Senado Federal antes de ser aprovado pelo governo federal.


*Fonte: Agência Câmara Notícias

conteúdo original: http://bit.ly/2wipm1K

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS