Movida

Renato Machado   |   28/12/2017 13:11

Marx Beltrão traça panorama de sua gestão no MTur

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em entrevista para a Agência de Notícias do Turismo (ANT), analisou sua trajetória à frente da pasta nos últimos 14 meses e desenhou um panorama da indústria no Brasil. Para o político, medidas defendidas pe

Roberto Castro/MTur
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em entrevista para a Agência de Notícias do Turismo (ANT), analisou sua trajetória à frente da pasta nos últimos 14 meses e desenhou um panorama da indústria no Brasil. Para o político, medidas defendidas pelo MTur são capazes de “transformar, em definitivo, o Turismo em um dos principais pilares da economia brasileira”.

Beltrão citou medidas que já entraram em vigor, como a implantação do visto eletrônico, o reforço na qualificação profissional, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o acordo com a ANTT. Mas para ele é de suma importância que o congresso nacional dê prosseguimento a pautas como a reformulação do modelo de gestão da Embratur, a modernização da Lei Geral do Turismo e a abertura de capital das empresas aéreas.

“O lançamento do Plano Brasil + Turismo foi uma grande conquista para o nosso setor. Nele, estão elencadas medidas imprescindíveis e urgentes para aumentar o fluxo doméstico e internacional de turistas, modernizar a legislação, criar oportunidades de negócios, estimular a geração de emprego e renda, e tornar nossos produtos e serviços mais competitivos”, comentou.

O orçamento enxuto da pasta foi pauta da entrevista e, como solução, o ministro defendeu a aproximação com a esfera privada para a realização de ações. ”Estou certo de que o poder público tem um limite, e por isso sou amplamente a favor de um diálogo com a iniciativa privada. Acredito que nosso papel como governo é melhorar o ambiente de negócios para que os empresários possam investir em nosso país e gerar emprego para nosso povo. Essa aliança é fundamental para transformarmos o Brasil em um dos principais destinos turísticos do mundo.”

Em 2017 foram entregues pelo MTur 993 obras de infraestrutura, seja a construção de museus ou o asfaltamento de estradas ligando destinos turísticos. “É importante que as pessoas percebam que a melhoria da infraestrutura turística significa mais qualidade na experiência do turista, além de impulsionar o surgimento de novos empreendimentos como hospedagem, alimentação e lazer”, defendeu Marx Beltrão.

Por fim, o ministro comentou a importância do Ministério do Turismo, que completa 15 anos de existência em 2018. No panorama traçado, Beltrão cita a geração de emprego para sete milhões de brasileiros e o impacto direto e indireto de 8,5% no PIB nacional. “Somente o setor de bares e restaurantes, por exemplo, espera criar novos dois milhões de empregos nos próximos anos. Outro segmento que já aponta um crescimento de 15% para a próxima temporada é o dos cruzeiros marítimos”, exemplificou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias