Cinco apps do Google que não podem faltar em viagens

|

Malas prontas para sua próxima viagem para o Exterior? Já separou aquele guia grande e pesado do país que irá visitar? Guardou mapas e imprimiu as dicas de onde ir e comer? Todos esses apetrechos que por anos fizeram parte de uma viagem internacional estão com dias contados. Ou se depender do Google, você não precisará mais deles.

O Google não é só o maior portal de busca do mundo, como também uma empresa que desenvolve uma série de aplicativos que, sabendo usar, podem ajudar muito no dia a dia e, claro, em suas viagens. E mais: alguns aplicativos podem ser usados off-line, ou seja, você não precisará entrar no Starbucks para “roubar” o wi-fi grátis.

Veja dicas de cinco aplicativos que podem ser usados em viagens. No final, veja mais dicas da porta voz do Google.

Google Maps


GoogleMaps
O aplicativo de mapas do Google vai muito além do que aparenta. Com ele, é possível não só se deslocar entre dois pontos (ou mais) como saber quais são opções de gastronomia, entretenimento e serviços de uma determinada região. Em algumas grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, por exemplo, já estão mapeados as linhas de ônibus, trens e metrôs.

Para ter acesso às informações é preciso atualizar seu Google Maps – que pode ser feito na Apple Store ou Play Store. Uma vez feito, selecione a região (Copacabana, Jardins, Manhattan, entre outras), depois vá no Menu (canto superior esquerdo do celular) e escolha a opção Explorar. Uma nova aba com opções para café da manhã, almoço, café, jantar e bebidas irá aparecer. Descendo esta aba outras opções aparecerão. Este campo só funciona com sinal de wi-fi ou internet ligados.

No entanto se você não pretende comprar um chip internacional ou ativar seu roaming internacional, faça download do mapa e use mesmo offline. Pelo celular ou tablet vá no campo de busca selecione o lugar. Depois, Na parte inferior, toque na barra com o nome do lugar que você pesquisou e na sequência Donwload. O limite de tamanho de uma área off-line é 120.000 quilômetros quadrados. Se tentar salvar uma área maior, você verá uma solicitação para selecionar uma área menor.

Google Translator


Google Translator
O Brasil é o maior usuário do Google Translator no mundo e certamente você já usou alguma vez. O inglês é o idioma mais buscado, mas há 103 idiomas disponíveis. Comece configurando o português como sua língua local e a língua do país que irá visitar como opção para ser traduzida. O Google te dá algumas opções de tradução, o jeito mais fácil e simples é o modo conversa. Aperte o sinal de microfone e fale a frase em português que você quer traduzir. O Google responde em poucos segundos, em alto e bom som. Para continuar a conversa basta apertar novamente o mesmo botão.

Uma outra opção pode ser muito útil na hora de escolher o prato. Clique no ícone da câmera fotográfica e aponte para o texto que quer traduzir. Novamente em poucos segundos o sistema entende a palavra a e traduz. A terceira opção é para quem não vai comprar pacote de dados. Para isto, basta fazer download da língua que gostaria de traduzir e aproveitar.

Neste vídeo o Google ensina um tutorial de como utilizar o aplicativo.


Now a Tap

Now a Tap
O mais novo aplicativo da Google está disponível há cerca de um mês no Brasil e só é possível usá-lo para aparelhos com sistema Android a partir do modelo 6.0. Chamado no Brasil de “Now a um Toque”, o Now a Tap consiste em posicionar a câmera do seu smartphone ou tablet em frente a um monumento turístico, centralizá-lo e apertar o botão hold (botão central do celular ou tablet) e segurar por alguns segundos. O sistema irá escânear a imagem e trará as principais informações do local – quem construiu, quando, onde fica, sua história, entre outras informações.

Essa opção está disponível somente para aqueles com acesso à internet. Além de permitir economizar as mãos na hora de digitar a pesquisa, ele também permite que você veja a página de resultados da pesquisa sem precisar mudar de aplicativo, o que ajuda na produtividade.

O Now a Tap não se restringe apenas a imagens. O recurso pode ser usado para músicas que estejam tocando no seu aparelho ou para imagens que estejam na tela do seu celular ou tablet.

Google Voz


Google Voice
Esta é tão prática quanto o Now a Tap e tem funcionalidade parecida, só que disponível para todos os sistemas Android. Abra o aplicativo ou a barra que fica na parte superior da “pasta” Google, e fale “Ok Google” + o que gostaria de saber (Ex: Ok Google + quando foi construído o Cristo Redentor) . O sistema detecta sua fala e busca a resposta.

Embora seja muito prático, pode não funcionar em locais com muito barulho. O Google Voz também não serve para ser identificar um determinado cantor, mas pode te ajudar a descobrir mais de um determinado lugar que esteja visitando.

A dica do Google Voz é que ele identifica sua última pesquisa e se você der continuidade às perguntas ele entende que você está falando daquele assunto, ainda que não repita o nome do monumento ou atração. (Ok Google + quando foi construído o Cristo Redentor / Ok Google + E quem o construiu / Ok Google + Ele era brasileiro).




Google Street View


Street View
Que tal ver pela tela do seu smartphone ou tablet como é o restaurante que você irá jantar ou hotel que irá passar a noite? Ou então descobrir como é aquele monumento turístico antes mesmo de visitar? Através do Google Street View, uma extensão do Google Maps, já é possível te uma boa prévia do que você irá encontrar.

O acesso é fácil. Basta digitar a atração que está buscando, selecionar uma ou mais imagens e ver as opções. As imagens foram fotografas em 360º e em alguns casos é possível fazer um passeio por dentro do local. O serviço é tão eficiente e usado que o Google já registrou para o Street View o fundo do mar de Fernando de Noronha e da Barreira de Corais, da Austrália.

Por conta dos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro, a empresa já mapeou e registrou através de fotos os principais hotéis e restaurantes da cidade, portanto se vier ao Rio já é possível ter uma previa da onde ficar e comer. Agora é só se planejar e boa viagem!



 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA